Livros & Pessoa(s)

No dia 11 de março de 1999 aconteceu uma grande queda de energia elétrica, afetando 70% do país. O apagão causou transtornos de toda ordem mas não foi capaz de obscurecer a chama que bruxuleava na mente de Markus Richard Werner. Líder da MPC (Mocidade Para Cristo) durante muitos anos, ele sempre se incomodou com as lacunas existentes na distribuição de literatura cristã.

Todo começo é involuntário.
Deus é o agente.

Ao contrário do que geralmente acontece, o inconformismo levou à ação. Após comercializar livros em uma pequena mesa na entrada da Igreja de Nova Vida de Brasília, ele fundou a MW Distribuidora no dia 15 de abril daquele ano.

O homem e a hora são um só
Quando Deus faz e a história é feita

Como apregoa o Salmo 1, a bênção do Senhor foi demonstrada por meio dos excelentes resultados obtidos. Rapidamente a MW tornou-se a maior distribuidora de livros cristãos do país. São mais de 8.000 títulos de 130 editoras no catálogo e centenas de milhares de livros vendidos a cada ano.

A vida é breve, a alma é vasta.

Crises de vários tipos se sucederam no país nestes dez anos. Centenas de livrarias foram fechadas, numa espécie de apagão literário. Sem os livros – ingrediente fundamental para a construção do país, de acordo com a receita de Monteiro Lobato – restou a quem ama a palavra impressa contar com o espírito intimorato de quem sempre confiou que o sol continuava a brilhar por sobre as nuvens escuras.

Não conto gozar a vida; nem gozá-la penso.
Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a minha alma a lenha desse fogo.

Foram abertas filiais em Fortaleza (CE), Curitiba (PR) e, em seu passo mais ousado, a MW fincou sua bandeira das letras no centro de São Paulo no ano passado. Cercado de uma equipe tão unida quanto apaixonada, Richard sabe que ainda é pouco para as dimensões continentais brasileiras. Em breve o site Livros na rede vai encurtar distâncias e suprir as necessidades de milhares de municípios que não contam com nenhuma livraria.

Fiel à palavra dada e à idéia tida.
Tudo o mais é com Deus.

Abril de 2009. Cassandras e pitonisas se revezam em agourentas previsões sobre a economia mundial. Não poderia existir um momento melhor para celebrar os dez anos da empresa, afinal a luz brilha mais intensamente em meio às trevas. Enquanto as turbulências não arrefecem, nada melhor que a sublimidade do poeta português para inspirar os próximos passos. Com o coração repleto de confiança e de gratidão, é hora de dizer “amém” à oração de Fernando Pessoa:

Cheio de Deus, não temo o que virá,
Pois, venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma.

texto meu na edição especial do Catálogo MW.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Livros & Pessoa(s)

Deixe o seu comentário