Livros só mudam pessoas (25)

Hoje (23 de abril) é comemorado o Dia Mundial do Livro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995, com o objetivo de promover e difundir o livro em todas as faixas etárias.

Em uma das vezes que entrevistei a escritora Jannete Oke, ela me deu uma definição bem interessante. Seus livros vendem cerca de 1 milhão de exemplares por ano e ela disse que eles são “seus pequenos missionários”, chegando a lugares que sequer consegue imaginar.

Creio que o Bookcrossing acentua esse caráter de imprevisibilidade geográfica. Mais ainda, sinaliza nossa disposição (e desprendimento) de partilhar o conhecimento que adquirimos. Enquanto o hedonismo grita que devemos narcisicamente acumular e exibir, há um cicio doce que nos insta a servir e compartilhar.

Escolhi A caverna, do José Saramago. Autor conhecido e premiado c/ o Nobel, editora de primeiríssima grandeza (Companhia das Letras) e uma obra pra ler despretenciosamente, mais pelo prazer mesmo. A “obrigatoriedade” de ler torna a atividade chata e afasta potenciais leitores.

Como o Washington Olivetto preconizou certa feita, “o cartão é + importante que as flores”. Confiram a dedicatória que escrevi:

Olá,

Curto muito ler e resolvi compartilhar esse prazer com outras pessoas. “Abandonei” este livro em 23/4/09 no Shopping Bourbon, em São Paulo. Eu e vários amigos mantemos o blog livrosepessoas.blogspot.com para trocarmos ideias sobre leitura. Após ler esta obra, peço a gentileza de que a “esqueça” em algum lugar público para que outras pessoas também possam conhecê-la. Muito obrigado pela colaboração!

Big abraço e boa leitura

Sérgio Pavarini
pavarini@uol.com.br

Se vc vai participar conosco, me escreva informando o título do livro e o local em deixou a obra. Vamos abrir uma seção no blog do mob de leitura c/ essas informações. Esperamos promover periodicamente outras iniciativas parecidas.

big abraço

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Livros só mudam pessoas (25)

Deixe o seu comentário