Faroeste carioca

A nova campanha publicitária da rede americana Burger King veiculada na Inglaterra pode tirar muito carioca do sério. Entre os cartazes que divulgam a nova promoção está a seguinte frase: “One way ticket to Rio not necessary. You’ll feel like you´re robbing us” (algo como “Não é necessário uma passagem só de ida para o Rio. Você vai sentir como se estivesse nos roubando”).

De acordo com sites ingleses especializados em marketing, a idéia do cartaz é fazer uma brincadeira com a história do inglês Ronald Biggs, de 79 anos, que em 1963 participou do roubo do trem pagador britânico – conhecido como ‘Great train robbery’. Biggs se refugiou no Rio de Janeiro, onde viveu por cerca de 30 anos, até retornar para a Inglaterra, em 2001.

O vice-presidente da comissão de Turismo da Assembléia Legislativa do Rio, Glauco Lopes (PSDB), considerou a propaganda de mau gosto.

– Acho muito ruim fazer essa associação com a imagem do Rio, que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 e está lutando pelas Olimpíadas de 2016. Não sei se a intenção é essa, mas a propaganda pode ser intepretada de várias maneiras, e isso prejudica o Rio – afirmou.

O deputado disse ainda que pretende propor que a comissão peça uma explicação à embaixada britânica no Brasil:

– Acho que cabe pedir um esclarecimento melhor sobre a campanha. É importante também que isso seja feito em conjunto com o município do Rio e a Riotur.

A campanha chamou a atenção do brasileiro Bruno Natal, que fotografou o cartaz para o seu blog, Urbe :

“Tá brabo…Se bem que essa fama de terra sem lei, onde nada tem maiores consequências, na verdade não é só do Rio, é do país todo”, escreveu.

Em entrevista ao GLOBO, Natal explicou que a foto foi tirada em Londres, na Shoreditch High Street, há menos de uma semana.

fonte: O Globo

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Faroeste carioca

Deixe o seu comentário