Mano Menezes: seguidores fantasmas no Twitter

O técnico do Corinthians, Mano Menezes criou seu perfil no Twitter dia 30 março de 2009, e lançou oficialmente dia 16 de abril conseguindo rapidamente mais de dois mil seguidores. Até a data de 23/04, Mano estava estagnado em 6.000 seguidores. Porém nesses três últimos dias, ele começou subir, subir muito e em menos de três dias, ganhou cerca de 8.000 seguidores. Resolvemos analisar e ficamos surpresos com o resultado.

O TwitterCounter.com nos permite analisar o crescimento de seguidores em um determinado perfil, a partir do dia 23/04, Mano Menezes começou crescer cerca de 4.000 seguidores por dia.

Como isso é possível?
Mano Menzes é sim uma pessoa pública, conhecido por muitos, mas nada explica essa quebra da curva no gráfico. Será que toda torcida do Corinthians começou seguir em massa o técnico de seu time?
Não! Cerca de 8.000 de seus novos seguidores, são falsos. São bot’s, perfis virtuais criados através de scripts para aumentar o número de seguidores artificialmente.
Como comprovar?
Nosso site permite a criação de um mosaico usando a imagem do avatar de seus seguidores, então criamos o mosaico parcial do perfil @manomenezes, clique aqui para ver o mosaico de Mano Menezes.

Explicação
Tempos atrás era possível, utilizando um script, criar milhares de contas falsas automaticamente e armazenar o login/senha de cada conta em um banco de dados, para futuramente, utilizando outro script, logar automaticamente em cada uma dessas contas, uma a uma e seguir um determinado perfil, dando milhares de seguidores para este perfil.

Hoje a criação automática de perfis está mais complicada, o Twitter já tomou medidas na tentativa de evitar ataques como este, e implantou uma Captcha que impede a criação automática, e também limitou a criação em 20 perfis por endereço IP.

Além do avatar padrão, outra forma de identificar essas contas criadas automaticamente é olhando o nome de usuário podemos notar, “maryjrju, falk90, jackytalpalar…” são nomes comuns em Bots de Spam, nomes que foram criados a partir de um dicionário utilizado em scripts.

Conclusão
Não sabemos quem fez isso, nem se Mano Menezes tem ciência do que foi feito. Mas que alguém fez, isso não resta a menor dúvida. Com que intenção? Também não sabemos… De qualquer forma ele ganhou cerca de 9mil seguidores falsos, colocando o técnico do Corinthians na 9a posição do ranking nacional do Twitter.

Hoje, se vc acessar o ranking nacional poderá ver Mano Menezes no 1º lugar na frente até de Marcelo Tas. Mano Ganha o título de “Perfil mais seguido por usuários fantasmas no Twitter”

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Mano Menezes: seguidores fantasmas no Twitter

Deixe o seu comentário