Lula anuncia em 5.297 diferentes veículos de comunicação

Em 2008, a propaganda do governo Lula chegou a 5.297 veículos de comunicação, apontando crescimento de 961% em relação aos 499 que recebiam verba para divulgar o Governo em 2003.

A diversificação alcançada pela presidência é incomum ao registrado por empresas privadas. De acordo com o Ibope Monitor, no ano passado, por exemplo, a Fiat anunciou em 206 mídias diferentes e o Itáu [sic] em 176. Segundo informações da Folha de S.Paulo, o Palácio do Planalto usa a regionalização como estratégia, ao contrário de seus antecessores.

Nos últimos meses, com a disseminação de comerciais no interior do país, a popularidade de Luiz Inácio Lula da Silva cresceu. O valor total gasto com publicidade não aumentou, mas os maiores veículos do Brasil estão recebendo menos e com isso, mídias menores, do interior, ganharam.

“O fato de ter ampliado a presença do presidente na mídia regional pode ter ajudado [a elevar a popularidade do governo]”, admite Ottoni Fernandes, subchefe-executivo da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, que está sob o comando do ministro-chefe da Secom, Franklin Martins, em declaração à Folha.

Anualmente, desde 2003, o governo Lula gasta cerca de R$ 100 milhões com peças feitas pelas agências que trabalham para a presidência. No início do mandato, a publicidade petista chegava a 270 rádios e 21 TVs, já no fim de 2007, esse número saltou para 2.597 e 297, respectivamente.

As ações do Planalto não tratam de utilidade pública, e sim, de assuntos político-administrativos, como o programa “Minha Casa, Minha Vida” e lista de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Com a regionalização, o número de municípios que recebem peças publicitárias da Presidência também cresceu, cerca de 531%. Em 2003 eram 182 e agora são 1.149.

Em maio, o governo Lula divulgou números oficiais sobre publicidade entre 2003 e 2008. O gasto estava em R$ 6,3 bilhões. Além disso, valores destinados à jornais impressos, TVs e rádios foram detalhados.

fonte: Adnews

com boa parte dos veículos enfrentando crise braba, a publicidade chapa-branca certamente tem um devastador efeito na independência editorial que ao menos deveria existir.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Lula anuncia em 5.297 diferentes veículos de comunicação

Deixe o seu comentário