Rússia cria escola de blogueiros estatal

Há alguns meses vários órgãos da imprensa ocidental têm registrado que o governo russo começou uma ofensiva para criar ferramentas de comunicação na internet, especialmente sites que defendem a ideologia do presidente Dmitry Medvedev e do primeiro-ministro Vladimir Putin. Mas nesta semana foi inaugurada uma novidade inusitada – a Escola de Blogueiros do Kremlin.

De acordo com o blog Net.effect, do site da revista americana Foreign Policy, a escola foi inaugurada em 14 de maio, com uma palestra de Alexey Chadayev, um cientista político com fortes ligações com o Kremlin que edita o site Liberty.ru e que escreveu o livro Putin: sua idelogia.

Na palestra, Chadayev falou sobre os objetivos das “atividades de informação na blogosfera” em 2009 e, segundo as informações disponíveis, o primeiro trabalho da escola será uma série de vídeos no Youtube com forte cunho ideológico sobre projetos do governo. No fim de abril, o próprio presidente Dmitry Medvedev passou a se comunicar com o público pela internet, ao criar um blog pessoal. Foi uma inovação se comparado ao comportamento de seu antecessor, Vladimir Putin, que continua receoso de interagir com o público, mas que escreverá sua primeira coluna na revista Pioneiro Russo nesta sexta-feira (29).

fonte: Época

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Rússia cria escola de blogueiros estatal

Deixe o seu comentário