Censura é uma merda

Desculpe a expressão, mas não consigo encontrar outra definição: censura é uma merda. A polêmica em torno dos livros didáticos recolhidos recentementes indica uma falha de caráter, de que não nos livramos.

Censurar implica que um grupo que tem o poder de escolha decide o que outros podem ler. Tal decisão subjetiva esboça que sabemos o que é melhor e pior, o que é certo e errado, seguindo nossa visão de mundo e crenças, sem nenhum dado científico. Afinal, há provas de que um palavrão na infância torna o indivíduo menos capacitado?

Aqueles que deliciaram na infância com os poucos palavrões de MEU PÉ DE LARANJA LIMA se tornaram seres com problemas? E os que leram FELIZ ANO VELHO na pré-adolescência, livro que narra as primeiras experiências sexuais e com maconha de um universitário, que abusa de gírias e expressões coloquiais, tiveram o futuro estragado?

Livros com palavrões para crianças podem ou não? Merda é palavrão? Coco pode? Soltar pum, xixi, meleca, caca? Bem, recolheram MANOEL DE BARROS, por conter o palavrão “boceta” em 1 poema. O poema é ruim? A palavra é gratuita?

A Secretaria da Educação de Santa Catarina recolheu o livro AVENTURAS PROVISÓRIAS, do premiado escritor Cristóvão Tezza, distribuído para o ensino médio da rede estadual, que possui um trecho considerado… “erótico”.

“A tua grande fraqueza -me disse Mara na cama, a primeira vez, quando eu broxei vergonhosamente mesmo depois de baixar a calcinha dela com os dentes e chupá-la como um pêssego maduro, na boca um gostinho de sal molhado- é que teu orgulho te castra”.

O livro também possui expressões como “porra”, “me fodendo a troco de bosta” e “caralho”. Realmente, Tezza não o escreveu para ser lido por crianças. Mas elas nunca ouviram ou leram isso? CENSUREM! Ou troquemos “foder” por “fazer amor”, “boceta” por “bo-bo-leta”, “perseguida”, “vagina”, “pau” por “pipi”, “pênis”, “varinha”? Leia +.

Marcelo Rubens Paiva

me lembrei de alguns lances interessantes. alguns setores do rebanho defendem a educação em casa p/ evitar contato dos filhos c/ os “valores mundanos”. resta saber se proibirão tv e internet. a prática tem vários adeptos nos estados unidos, inclusive brian mclaren, num momento de ortodoxia pouco generosa.
por fim, avaliar a criança em função da “boca limpa” tb ocorre em outras plagas. ronaldo disse que o filho deve ser criado na espanha pq lá “ele não fala nenhum palavrão; é um doce de menino, praticamente um europeu”.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Censura é uma merda

Deixe o seu comentário