Poucos sabem lucrar com blogs, diz fundador do WordPress

Matt Mullenweg, criador da plataforma WordPress, um dos maiores serviços de publicação de blogs do mundo, está no Brasil nesta semana. Ele veio para um evento sobre programação e conversou conosco sobre o papel dos blogs. Segundo ele, apesar da consolidação desse tipo de ferramenta e das atividades de web 2.0, poucas empresas aprenderam a lucrar com as novas tecnologias. Veja os principais trechos da entrevista:

As redes sociais e o Twitter representam uma ameaça aos blogs?
Não os considero ameaças. São ferramentas diferentes. De certa forma, as tecnologias se complementam. As pessoas entram nas redes sociais para falar com seus amigos e procuram os blogs para ler e escrever. Os microblogs, como o Twitter, e as redes sociais, são formas de gerar tráfego para o blog. Elas funcionam bem juntas.

Mas as estatísticas indicam que 95% dos blogs estão abandonados. Eles perderam popularidade?
O índice de abandono sempre foi alto. Muitas pessoas criam blogs sem ter certeza de que vão continuar. Por outro lado, 10 000 são criados todos os dias. O número de abandonos não é a melhor forma de analisar os blogs.

Qual é um bom termômetro para avaliá-los, então?
Os blogs continuam ganhando audiência notável. Os blogs WordPress recebem todos os meses 240 milhões de visitantes únicos.

O potencial dos blogs já foi compreendido?
A maioria já entendeu a web 2.0, mas ninguém conseguiu mostrar como ganhar dinheiro com os blogs. É um desafio para grandes jornais, como New York Times e Wall Street Journal, que usam a plataforma WordPress. Não vejo essas empresas resolvendo seus problemas de negócio e nem seus anúncios migrando dos jornais impressos para os blogs. Ao mesmo tempo, é difícil até para as empresas de tecnologia, como Facebook e Twitter, fazerem suas ferramentas serem lucrativas.

Como estão os negócios da WordPress?
A WordPress está indo bem. Chegamos a 10 milhões de dólares em faturamento por ano. Uma tendência interessante é o crescimento nos Estados Unidos. Passamos de cerca de 20% do faturamento para 40% até 50% com receitas internas.

Qual a importância do Brasil para as operações da WordPress?
O Brasil é o segundo país em audiência para a WordPress, atrás só dos Estados Unidos. Tivemos 18,5 milhões de usuários únicos no país nos últimos 30 dias. Temos um número pequeno de blogs em português, mas muito conteúdo e muita audiência.

Como a crise afeta o mercado de blogs?
A crise teve impacto sobre a publicidade nos blogs. Mas, ao mesmo tempo, eles estão crescendo muito, já que são uma alternativa de baixo custo entre as plataformas de internet e gestão de conteúdo. Vejo a possibilidade de empresas de comunicação escolherem os blogs como a principal forma de presença online por causa desse baixo custo, o que abre oportunidades interessantes para nós.

fonte: Zero e uns

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Poucos sabem lucrar com blogs, diz fundador do WordPress

Deixe o seu comentário