Você sabe enrolar seu chefe?

Na sexta-feira (16), os americanos comemoraram o Dia Nacional do Chefe. Muitos profissionais certamente não tiveram o que comemorar, afinal lidar com os gestores não é tarefa fácil. Mas existem aqueles que conseguem levar o chefe no papo e ainda se dar bem na empresa, conseguindo promoções de cargo, aumento de salários, benefícios diferenciados, entre outros privilégios.

Embora a situação pareça absurda, ela é mais real do que se pode imaginar, diz o consultor de Recursos Humanos João José da Costa. Costa trabalhou 50 anos na área e afirma que cansou de ver profissionais que não fazem nada nas empresas além de enrolar o chefe.

Toda essa “experiência” ele conta no recém-lançado livro Como enrolar seu chefe e progredir na empresa (Editora Matrix –128 páginas, R$22). Costa batizou esse tipo de pessoa de “Enrolador de Classe” e listou 35 nobres atitudes que as levam merecer esse título, entre elas ser um bom “marqueteiro”, saber delegar tarefas e mostrar-se impaciente e temperamental.

“Enrolar no trabalho não é ficar horas no banheiro além do necessário, ir ao fumódromo a toda hora ou andar bem devagar nos corredores da empresa”, diz Costa. “O bom enrolador atua muito bem em seus relacionamentos com os executivos do poder da empresa. Eles têm o poder da sedução”, diz Costa.

Segundo o consultor, os motivos que levam uma pessoa a ser um enrolador, além da pura folga, claro, são diversos: preguiça permanente ou temporária, falta de carga de trabalho, insegurança, desmotivação, acomodação por tempo de casa, revolta ou indignação por ao ter o seu talento reconhecido ou perda da tão esperada promoção.

Seja qual for o motivo, para se dar bem nesse tipo de situação é preciso ter certa técnica. O consultor preparou, especialmente para o site de ÉPOCA, um teste para você descobrir se sabe enrolar seu chefe. Cuidado: seu superior pode aparecer na hora em que estiver respondendo às perguntas e não gostar muito dá atividade. Se isso ocorrer, coloque a teoria de Costa na prática: dê uma enrolada para parecer que está trabalhando. Faça o teste.

fonte: Época

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Você sabe enrolar seu chefe?

Deixe o seu comentário