Isto aqui ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá (15)

Brasil é terra de ladrão em jogo de tabuleiro sobre comércio mundial

No jogo Transport, da Estrela, os participantes percorrem um mapa-múndi tomando cuidado para não cair no Brasil. O motivo é que o país é o único lugar onde ele pode ser roubado.

O jogo simula o comércio internacional. O jogador vai comprando mercadorias e recebe missões de transportá-las entre os países. Cair na casa do ladrão significa perder a carga que transporta se não tiver comprado seguro.

É uma das piores perdas no jogo. Não é à toa que os jogadores, quando passam por Chile ou Argentina, torcem para ter sorte no dado e não cair na casa do ladrão, a seguinte, no Brasil. Um rosto com gorro e máscara e cara de poucos amigos está desenhado no local. A próxima casa é a bandeira brasileira, onde pode comprar mercadorias como em outros países.

Com um jeitão de Banco Imobiliário, o Transport tem dinheiro de mentira e casas de sorte e azar. O jogador pode tanto cair numa casa que obriga os outros participantes a lhe dar quantias em dinheiro como também sofrer revés. É o caso da perda da mercadoria, casa que geralmente aparece nos oceanos.

Há também outra perda relacionada à violência, que é o sequestro da carga. Isso pode ocorrer no norte da África ou no extremo leste da Ásia. Mas o jogador pode recuperá-la pagando.

A presença de um bandido no Brasil é frustrante para André Martins da Silva, 17. “Gosto do jogo, mas, vendo essa figura no Brasil, senti-me um pouco na pele do telespectador do filme ‘Turistas’, em que um grupo de americanos se perde no Brasil, chega à selva e é alvo de violência. É um pouco a imagem de violência que fazem.”

A DHL Express, empresa de transporte que fabrica o jogo com a Brinquedos Estrela, divulgou nota informando que o autor é brasileiro –o jogo foi criado a partir de um concurso para revelar talentos. “O projeto do Transport, lançado em outubro de 2008, visa difundir de forma educacional e lúdica o conhecimento em logística.”

O Brasil também tem um dos produtos mais caros do jogo –aviões. Quanto maior o valor do item transportado, mais o usuário ganha ao transportá-lo. O Transport deverá ser lançado mundialmente, já que seu manual vem em espanhol, inglês e alemão. A Estrela não se manifestou.

fonte: Folha Online

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Isto aqui ô ô, é um pouquinho de Brasil, iá iá (15)

Deixe o seu comentário