Crianças e livros – seria a Bíblia uma boa opção?

Um usuário do Twitter está fazendo uma “vaquinha” para comprar Bíblias e doá-las a adolescentes pobres do Rio de Janeiro. Ele afirma no site Vakinha que as Bíblias servirão para mostrar aos jovens tão suscetíveis à tentação das drogas e do crime que “pode haver outros caminhos com recompensas para o espírito que superam qualquer recompensa para o corpo”.

Acabei desafiando-o a não doar Bíblias, mas livros de outros autores, clássicos ou não, da literatura brasileira. Porque afinal, acredito que a iniciativa de ensinar retidão aos jovens é louvável, mas não acho que a Bíblia seja o melhor livro para isso. É preciso incutir nas crianças honestidade, amor, compaixão, força de vontade, enfim, bons valores, mas não através de doutrinas que as ensinem a fazer o bem em troca de recompensas vindouras ou a não fazer o mal porque há um Deus que pune o pecador.

Diante disso, acabei lançando a seguinte questão no meu Twitter:

Que livros poderíamos doar às crianças carentes, que ensinem moral e ética e as afastem do caminho das drogas e do crime?

Então, aí estão algumas das respostas que obtive:

@kamiquase livros não salvam a pátria. Justiça social, sim, mas isso requer dar escola boa, emprego bom, pra que cada um escolha o q ler.

@Brasil_da_Silva Ensinar com o exemplo funciona mais.

@tavarestattoo de preferência algo que tenha sido considerado subversivo por algum órgão público.

@vmambrini Na dúvida eu iria de Pequeno Príncipe. Mas fidelidade nesse caso é ruim. Pra isso, só lendo mtos livros.

@edumarcondes Qualquer um do Monteiro Lobato. Não falam sobre esses temas, mas têm o mesmo efeito.

@guimello o dicionário 8=D

@Day_Possoli Olha, não precisa nem ter nada escrito, sendo os personagens (ilustrados) de raças variadas já ajuda muito. =DDD

@leoluz Qualquer livro, ;)

@manicomio Alice No Pais Das Maravilhas.

@VanderAbreu Vários. Os do Monteiro Lobato pra mim são os melhores.

@Milho Livro pra afastar crianças do crime? Carandiru?

No fim das contas, o próprio autor da vaquinha para a doação de Bíblias afirma que quem tiver livros desses ou de outros autores, ele também aceita e encaminhará às crianças e famílias carentes que pretende ajudar.
Portanto quem estiver interessado em doar, é só entrar em contato com Leanderson Silva. Quem sabe esses jovens não recebem um pouco de cultura e não só um amontoado de dogmas e mitos?

Obs.: Pedi o endereço a ele, para o envio dos livros, mas ele ainda não me passou. Estou no aguardo. Quem sabe ele deixa aí nos comentários.

A imagem que ilustra o post é do blog Tapete de Sonhos.

Juliana Dacoregio, no Heresia loira.

recomendo a leitura dos comentários.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Crianças e livros – seria a Bíblia uma boa opção?

Deixe o seu comentário