13 maneiras de simplificar seu dia no trampo

Trabalhar é tenso, todo mundo sabe e todo mundo sofre com isso. Quer dizer, algumas pessoas sofrem menos porque elas têm essas super-dicas que a PIX vai dar agora pra vocês! \o/ Claro, é meio complicado de implementar todas de uma vez só, fazer uma mudança radical e pans, mas vale ir tentando aos poucos… Tudo precisa de um primeiro passo, né?

1. Chegue mais cedo no trampo – Claro que nem todo mundo consegue fazer isso porque, com o trânsito de São Paulo, muita gente já tem que acordar as 4 da manhã pra chegar no trampo 3 horas depois… Mas se der, isso ajuda você a tirar várias coisas do caminho aproveitando o tempo antes da firma lotar, de os telefones despirocarem e de você ter que sair pra várias reunis. Otimista essa dica… quem disse que eu sou produtiva de manhã?

2. Limite suas horas de trampo – É, parece palhaçada, mas a verdade é que a maioria dos seres humanos costuma ser ótimo em procrastinação, o que significa que mais horas no trampo não são necessariamente mais produtivas. Se você determinar que vai trabalhar certo número de horas, vai conseguir priorizar as tarefas e ser mais eficiente. Mas e se eu fiz curso profissionalizante em procrastinação?

3. Faça uma listinha – Comece fazendo uma listona com tudo que você precisa fazer e depois faça uma listinha menor com aquilo que é mais urgente ou demorado, de forma que fazendo só essas 3 tarefas você estará satisfeito com sua produtividade daquele dia. Tente começar os dias fazendo essas tarefas, antes de ler email, jornal e etc… Se tudo for pra ontem, não funciona, né…

4. Limite seu tempo de groselha – Todo mundo tem suas distrações preferidas, seja Facebook, Twitter, ou qualquer outra coisa, então tente alocar um horário específico para se dedicar a elas. Desta forma, você consegue tirar da frente o trabalho que você precisa fazer e não deixa de ter seu tempinho de lazer. Outra possibilidade é alocar 10 minutos ao final de cada hora para as baboseiras, mas tenso é não ultrapassar os 10 minutos, né… Haja auto-controle.

5. Escreva emails mais concisos – Se escrever emails faz parte do seu dia-a-dia, então o simples fato de você limitar o tamanho de cada email escrito vai fazer uma super diferença! Isso porque diminuindo o seu conteúdo, o do email de resposta provavelmente também será diminuído, ou seja, você vai passar menos tempo lendo emails também. Pô, mas escrever email é a parte mais legal!

6. Limite suas reunis – Se você puder reduzir o tempo que você passa em cada reunião, será um tempo precioso a mais para se dedicar ao trabalho de fato. Conseguir fazer reuniões concisas e eficientes são o ideal e se houver a possibilidade de simplesmente pegar as atas da reunião, melhor ainda! Pois é, né, aquelas dormidinhas no meio da reuni custam caro depois…

7. Automatize – Use a tecnologia a seu favor, minha gente! Quanto menos tarefas rotineiras você tiver que realizar, melhor. Então tente fazer as pessoas preencherem coisas eletronicamente, pegar informações no site e não com você e etc… Assim você vai ter mais tempo pra fazer seu trabalho de fato. Pô, mas eu gosto tanto de falar no tel…

8. Elimine o excesso de burocracia – Eliminar a burocracia aqui se refere mais aos papéis que as empresas costumam ter, pois é muito mais prático, hoje em dia, fazer isso eletronicamente. Além de ser mais rápido e facilitar armazenamento, você ainda reduz um pouco a quantidade de papel que você gasta todo dia. É, essa deve ser uma decisão mais de longo prazo, né…

9. Organize sua mesa – Ter um ambiente mais organizado pode te ajudar a ser mais eficiente e a priorizar as coisas. Tire tudo que não for essencial de cima da mesa e ponha no devido arquivo, pasta, gaveta ou dê para a pessoa certa. Deixe somente aquilo que é importante naquele momento.

10. Trabalhe de casa – Claro, isso não é uma possibilidade pra todo mundo, mas se rolar de trabalhar de um lugar mais calmo, mais agradável do que o escritório em si, melhor. Se voce puder fazer isso periodicamente então, vai te ajudar a dar uma ótima refrescada na cuca… Mas e quando você tá em casa e rola aquele olho no olho com a cama, hein?

11. Faça mini-breaks – É difícil manter a concentração em alguma coisa durante muito tempo. Por mais que você consiga, a produtividade tende a cair. Então, pare uma ou duas vezes por hora para respirar, aliviar a tensão da nuca, dar oi pro broder ou coisa assim… Quando você voltar ao trabalho, será mais fácil de se concentrar. É, o difícil é voltar ao trabalho depois desses breaks…

12. Tenha um ritual de concentração – Da mesma maneira que os atletas têm um ritual antes de cada prova pra entrar no ritmo da competição, você também precisa de uma preparação pro seu corpo lembrar que é hora de manter o foco. Aí, você pode repetir esse ritualzinho, que pode ser fechar o browser e o email ou até dar uma circulada no seu escritório pra se lembrar de focar. Aqui tem umas sugestões de rituais. Saquei, tipo condicionar o cachorro a sentar antes de poder comer… hahahahhaha

13. Separe blocos para se dedicar a outras coisas – Tá, isso tem a ver com a dica dos mini-breaks e de alocar tempo pra groselha. É que não necessariamente, nesse tempo, você precisa fazer uma coisa inútil. Você pode se dedicar a resolver algum problema pessoal, tocar um, projeto ou coisa assim. Vai te ajudar a liberar um pouco do estresse e depois voltar com mais concentração ao trabalho. Essa é meio difícil de pôr em prática se você não for DONO da empresa, né?

Bom, a gente espera que isso ajude todos vocês a se organizar um pouco melhor, a serem mais eficientes no trampo e a se estressarem menos e tal… Mas se tudo der errado e você tiver desesperado, é só ler nosso guia pra fingir que trabalha que fica tudo certo! 😀

fonte: Zen Habits [via PIX]

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for 13 maneiras de simplificar seu dia no trampo

Deixe o seu comentário