Substantivo plural

Precisa ser muito petulante. Ou muito arrojado. Ou então muito corajoso, teimoso e perseverante. Ou tudo isso junto, e ainda por cima, ser um cara muito legal. Como explicar, de outra maneira, a longevidade de um blog autoral de variedades anedótico-culturais, sociais e esportivas, e de notícias e provocações sobre o gueto evangélico,que começou sem pretensões, quatro anos atrás, e que hoje é lido mensalmente por milhares de seguidores? Ah, isso sem falar no twitter do autor, seguido por mais de 15 mil internautas. O cara tem que ser bom.

Criado pela mente criativa do Sérgio (desculpem os informais, mas eu gosto de chamar o Pavarini de Sérgio), esse jornalista, marketeiro e agora também blogueiro bem-sucedido que conheci quando ele era um “mero” gerente de marketing da então maior editora de livros evangélicos do Brasil, o PavaBlog renasce hoje repaginado, prestigiado e celebrado. Entra em seu quinto ano acumulando mais de 17 mil posts, acompanhados por cerca de 44 mil comentários, o que dá uma média superior a dois comentários por post. Conseguiu conquistar nesse período uma intensa interatividade com seu público, cuja pluralidade agora é destacada no novo slogan: singular.mente.plural. Plural na variedade de temas e plural também na faixa etária dos leitores – de adolescentes aos donos mais velhos de mentes eternamente jovens. Ao longo do tempo, foi construído um ambiente no qual a diversidade de opiniões é celebrada como riqueza, mesmo quando os posts trazem temas mais delicados e polêmicos. Em tempos de intolerância, esse chamado contundente ao respeito é bem-vindo e singular.

Em comemoração à data, quem ganha o presente somos nós, leitores. Sérgio nos informa que “oficializou” como colunistas alguns dos articulistas cujos textos aparecem com frequência neste espaço. São eles, em ordem alfabética, para não ferir suscetibilidades: Ariovaldo Ramos, Caio Fábio, Ed René Kivitz, Elienai Jr., Frei Betto, Helena Pacitti, Jorge Barros, Jorge Pinheiro, Juliana Dacoregio, Marina Silva, Paulo Brabo, Ricardo Gondim, Robinson Cavalcanti, Ronaldo Cavalcante e Wilson Toniolli. Com um time desse quilate, não se pode esperar nada menos do que intervenções deliciosas e reflexões instigantes sete dias por semana.

Além dessa seleção, o jornalista continuará abrindo espaço para novos talentos que têm surgido dentro e fora da blogosfera. Essa nova geração nasce mais aberta ao diálogo. “A ideia é construir pontes. Nâo apenas desconstruir fatos, pessoas ou instituições com a crítica, mas acrescentar algo positivo sobre esses escombros”, diz o Sérgio. Tirar sarro de crente é fácil. Colaborar com proposições para a crise moral, ética e ecológica pela qual atravessamos, sejamos nós cristãos, não-cristãos ou ateus – exige um compromisso bem diferente. Precisa ser petulante. Ou muito corajoso.

Marília César

Pavablog ano 5
arte: Jota Mossadihj (top) e Thiago Mendanha
fotos: Bruna Franco

colaboradores:
– Chicco Sal
– Eliézer Santos
– Gustavo K-fé Frederico
– Jarbas Aragão
– Rodney Eloy
– Thiago Mendanha
– Tom Fernandes
– Walter Cruz

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Substantivo plural

Deixe o seu comentário