Traga seu próprio fogo | Parábola sobre o inferno.

Nelson Costa Jr.

São inumeráveis as histórias dos deuses na cultura hindu. Elas são facilmente correspondentes a mitologia grega em alcance, e significado psicológico. Essa abaixo, sobre Lal Shabaz Qalander, é uma delas que me impressionou em especial:

Um belo dia, Lal Shabaz Qalander estava vagando no deserto com seus amigos Sheikh Baha ud-Din, e Zacarias. Era inverno, estava muito frio, e como a noite se aproximava, decidiram fazer uma fogueira para se aquecerem no acampamento que montaram. Juntaram um pouco de madeira e construíram uma pira, mas depois perceberam que não tinha como acendê-la. Então, Baha ud-Din sugeriu que Lal Shabaz se transformase num falcão, e voasse baixo até o inferno para trazer algum fogo de lá.

Assim ele voou, e horas se passaram. Eventualmente, o deus-pássaro retornou ao acampamento, reunindo-se com Baha ud-Din, mas infelizmente de mãos vazias – sem fogo algum. Friamente e confuso, Baha ud-Din perguntou-lhe porque não tinha trazido fogo do inferno com ele. “Não há fogo do inferno”, relatou Lal Shabaz, voltando-se para sua forma usual. “Todo aquele que vai para lá deste mundo, leva consigo seu próprio fogo”.

fonte: Blog do Nelson Costa Jr.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Traga seu próprio fogo | Parábola sobre o inferno.

Deixe o seu comentário