Igreja Sueca lança jogo de computador para atrair adolescentes

Imagem: Billy Alexander Stock.Xchng

A Suécia é uma nação mundialmente conhecida pela sua modernidade e pela facilidade em aceitar novas tendências. No plano religioso não seria diferente. A Igreja Sueca decidiu conquistar a atenção dos adolescentes para a leitura do antigo testamento de uma forma, digamos, inusitada. Em parceria com uma organização ecumênica, Bibelsällskapet, a Igreja Sueca lança um jogo de computador chamado Testament, cujo objetivo é aportar conhecimento sobre a primeira parte da Bíblia.

O jogo, que levou dois anos para ficar pronto, foi lançado dia 31 de maio. A iniciativa de desenvolver o jogo veio do padre Peter Håkansson, da paróquia de Tidaholm, mas a produção de Testament ficou a cargo de uma dezena de estudantes da Faculdade de Skövde, orientados por Henrik Engström.

O anjo luta contra um escorpião Imagem: reprodução

Engström foi um dos primeiros a testar Testament. “É um jogo muito bom. Alguns jogos educacionais vêm carregados de materiais pedagógicos, o que os tornam chatos. Testament é divertido de se jogar. A idéia é que ele seja um fomentador de discussões, não um jogo factual.”, explica.

O enredo, por sua vez, é mistico. O jogador é, na verdade, um anjo enviado à terra para ajudar personagens bíblicos a completar diferentes tarefas. Ao acumular forças sagradas fica mais fácil de derrotar os inimigos.

Henrik Engström acredita que o jogo da uma ampla visão cronológica do antigo testamento. Esse é um dos motivos pelo qual o jogo será usado no trabalho de Confirmação* desses adolescentes.

“Testei o jogo junto com meu filho de sete anos e ele conseguiu rapidamente assimilar a história. Pelo menos ele sabe bastante sobre os personagens. Meu filho fala deles da mesma forma que fala de qualquer outro personagem de jogo que ele se interessa”, relata Engström.

O anjo tem que ajudar Abraão em sua viagem para fora de Israel. Imagem: Reprodução

Ele conta ainda que os estudantes trabalharam bastante para construir um autêntico e histórico jogo, cujo conteúdo bíblico fosse corretamente apresentado. Os estudantes ainda foram cuidadosos sobre o quão violento o jogo seria.

O jogador pode equipar o anjo com diversos poderes. Imagem: Reprodução

Pato Donald

Esta não á primeria vez que que a Igreja Sueca decide inovar para atrair os jovens. Em setembro de 2009, a foi a vez de anúncios em revistas de história em quadrinhos do Pato Donald para atrair eleitores para as eleições da igreja.

* Confirmação na Igreja Sueca é o momento no qual o adolescente apresenta seu conhecimento sobre a bíblia assim como publicamente declara sua fé em Cristo. A igreja Católica, por sua vez, considera a Confirmação (neste caso chamada de Crisma) como um sacramento.

Juliana Moreira, no blog Skandinavien.
dica da Cristina Danuta

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Igreja Sueca lança jogo de computador para atrair adolescentes

Deixe o seu comentário