Igreja é a inventora da vuvuzela

As vuvuzelas originais usadas na festa da igreja

Quando você estiver assistindo a uma partida da Copa do Mundo, ficar revoltado com o incessante barulho das arquibancadas e perguntar quem inventou as vuvuzelas, já sabe a quem “culpar”. A Igreja Batista de Nazaré da África do Sul (Shembe) entrou em acordo com a Masincedane Sports para ser reconhecida como a criadora da famosa, barulhenta e polêmica corneta presente nos estádios do Mundial. A informação é do jornal Sowetan.

O empresário Neil van Schalkwyk, da Mascincedane Sport, que fabrica a vuvuzela de plástico desde 2001, confirmou à agência noticiosa France Press a existência de compromisso com a igreja batista, sem, no entanto, revelar suas bases.

“Agora somos a inventora oficial da vuvuela”, disse o porta-voz da Igreja Nazaré, Enoch Mthembu. “Agora vamos trabalhar juntos”, agregou. Ele explicou que a vuvuzela foi “inventada” no início do século passado pelo fundador da denominação carismática, Isaiah Shembe. O ancestral da vuvuzela é o chifre de kudu que, soprado, chamava moradores de aldeias para reuniões. A origem da palavra remonta ao “vuvu”, do zulu, que significa “fazer barulho”, ou está vinculado à gíria local, que relaciona o seu significado ao som do banho de chuveiro.

Além de líder religioso, Shembe era músico. Ele escreveu e compôs vários hinos, e animou a liturgia das celebrações recorrendo a formas modificadas de danças tradicionais zulu. Natural de Ntabamhlophe, perto de Estocourt, Natal, na África do Sul, Shembe (1869-1935) foi batizado em 1906 e fundou a Igreja Batista Nazaré em 1911.  Há registros que a igreja vem usando o instrumento no louvor desde 1910. Torcedores da equipe de futebol Zulu Royals começaram a levar o instrumento para os estádios em 1992. Originalmente de metal, passaram a ser feitas de plástico para baratear o custo. Desde então elas se popularizaram cada vez mais.

Fonte: Vuvuzelasouthafrica , Terra e ALC

E eu achando que esse som era “infernal”. Taí, a vuvuzela é o shofar deles! Que era de Deus, nós já mostramos aqui!

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Igreja é a inventora da vuvuzela

Deixe o seu comentário