Templo etílico

Um templo budista foi construído na Tailândia usando mais de um milhão de garrafas de cerveja recicladas. O projeto é tão curioso que já entrou na lista dos edifícios sustentáveis abertos a turistas na Ásia. O templo Wat Pa Maha Chedi Kaew, também conhecido como “o Templo de Um Milhão de Garrafas”, fica na província de Sisaket, próximo da fronteira com o Camboja.

Os monges budistas começaram a recolher garrafas em 1984 e depois de juntar centenas, decidiram começar a usá-las como material de construção. Eles conseguiram que as autoridades locais participassem do projeto, mandando mais garrafas, e agora já construíram um complexo de 20 edifícios, que inclui o tempo principal sobre um lago, o crematório, salas de oração, acomodações e até banheiros para os turistas. Tudo com garrafas de cerveja.

As garrafas não perdem sua cor, oferecem boa iluminação e são fáceis de limpar, dizem os monges.

Os prédios utilizam vigas de concreto para manter a sustentação, mas as garrafas verdes de cerveja Heineken e marrons da cerveja tailandesa Chang dão a cor ao ambiente. Até os mosaicos de Buda foram criados com tampinhas de garrafa.

No total foram usadas aproximadamente 1,5 milhão de garrafas para construir o tempo, mas o complexo deve continuar crescendo. Em entrevista ao jornal “The Daily Telegraph”, o abade San Kataboonyo disse: “Quanto mais garrafas, mais edifícios seremos capazes de construir”.

Fonte: Época Negócios

Taí uma idéia que podia ser copiada. Aqui no Brasil um pastor fez um templo de garrafas também (veja aqui).

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Templo etílico

Deixe o seu comentário