Mariana Ximenes – com o Diabo no corpo

Pablo Miyazawa, na Rolling Stone

A face está transtornada. O dedo está em riste. Estamos na Itália, e ela solta bichos diante de sua antagonista – no caso, uma prostituta -, mais uma entre as várias mulheres com quem a loira de cabelos cacheados e cara de anjo se confrontou nos últimos meses.

A Itália é cenográfica, o confronto em questão, fictício. Mariana Ximenes é Clara, a protagonista de Passione, novela das 8 da Rede Globo escrita por Silvio de Abreu. É a primeira experiência dela como vilã, após anos incrementando o currículo com mocinhas chorosas, garotas-problema, mulheres de personalidade forte. Má índole, boca suja com sexualidade à flor da pele, Clara é um mergulho de impacto na fulminante trajetória da atriz paulistana de 29 anos. “A inveja, a raiva, a ganância – é catártico se envolver com isso”, ela exulta. “São sentimentos que eu, como Mariana, não acho bom ter contato. Mas é legal por causa do personagem.”

Horas antes, Mariana já havia me dado sinais de como se desenvolveria a sequência a que eu assistiria ao vivo naquela noite. “Hoje tenho uma cena que você vai ver”, ela comenta, ao volante do carro. Em um átimo de segundo, parece ligar um botão imaginário no cérebro. As mudanças nas feições perfeitas e amenas são imperceptíveis, mas estão lá. “Escuta aqui, sua piranha!”, ela impõe o tom de voz vulgar característico da personagem. “Olha aqui, sua vagabunda!”  Saindo do transe como que num estalo, complementa: “E tem outra fala que é engraçada: ‘Pra ser vigarista é preciso talento'”.

Figura central da novela mais assistida da TV brasileira na atualidade, profissional querida nos corredores da maior emissora do país, Mariana se vê em uma posição única na carreira que construiu com um misto de sonho de infância, planejamento, senso de oportunidade e pitadas de acaso. “Sempre desejei o ofício de ser atriz. Fazer personagens diferentes, trabalhar com pessoas bacanas que me instigassem, provocassem, ensinassem.”

Confira o making of abaixo e o restante da matéria AQUI

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Mariana Ximenes – com o Diabo no corpo

Deixe o seu comentário