Pavarini causando em Boa Vista

Vanessa Brandão, na Folha de Boa Vista

O blogueiro e jornalista Sérgio Pavarini, de São Paulo, está em Boa Vista para ministrar duas palestras: a primeira foi realizada ontem, com o tema “Eu uso meu mouse a serviço do Senhor”, sobre a utilização da internet como forma de difusão da fé cristã. A segunda será ministrada  hoje, a partir das 20h, na Igreja  Betesda, com o tema “Livros só mudam pessoas”. O evento é aberto a toda sociedade e terá ainda apresentação do grupo de música da igreja, que vai levar ao público canções cristãs e também clássicos da MPB.

Ontem, Sérgio interagiu com o público mostrando que atualmente os cristãos pouco usam a rede para tratar de temas relacionados à religiosidade. Ele destacou as diversas possibilidades de interação e falou acerca do preconceito com que muitos veem a internet, apontando como ela pode ser saudavelmente utilizada. “O grande perigo da internet é a pessoa que está na frente do monitor”, diz.

Sérgio Pavarini e Márcio Rosa (Foto: Raynere Ferreira)

Na segunda palestra ele vai falar sobre o tema “Livros só mudam pessoas”, uma referência a um poema de Mário Quintana, que diz em um dos trechos “Os livros só mudam as pessoas. Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas”. “Todos nós temos anseio de mudar o país, principalmente nessa época de eleição, mas normalmente delegamos essa função para alguém. Quando a gente fala de leitura, a mudança começa primeiro em nós, então, quando a gente lê, desenvolve um discernimento, e é aí que as coisas começam a mudar realmente”, diz Sérgio.

Há quatro anos, ele tem um blog famoso na internet (pavablog.com) sobre política, religião, entretenimento, arte e cultura. Sérgio veio a Boa Vista a convite de Márcio Rosa, pastor da Igreja Betesda, que já acompanhava o trabalho dele há três anos e durante uma viagem a São Paulo, o viu em um shopping, fez questão de apresentar-se, parabenizar o trabalho e falou sobre o interesse de trazê-lo para falar com os jovens boa-vistenses. “Ele é um cara cristão e também muito aberto à arte, literatura, novas tecnologias, então achei interessante trazê-lo para dialogar, já que a Betesda é uma igreja muito jovem, Boa Vista é uma cidade onde temos muitos jovens”, diz.

Márcio diz que abordar temas como a internet e a leitura não poderia ser mais oportuno, já que as pessoas estão cada vez mais conectadas. “Ás vezes as pessoas acham que, usando internet, ninguém vai mais ler livros, e eu acho o oposto, você pode usar bastante a internet e mesmo assim, ler. Acredito realmente que a literatura e a leitura, os livros mudam uma pessoa e pessoas podem mudar o mundo”, diz o pastor, que também é promotor de Justiça do Ministério Público Estadual.

ATIVIDADES
Sérgio Pavarini passa o dia sentado em frente a um computador
, com 15 telas abertas ao mesmo tempo. Mas para quem pensa na atividade como puro entretenimento, se engana. Ele trabalha com todas as redes sociais, alimenta o próprio site e ainda tem uma empresa de gerenciamento de blogs corporativos, institucionais, entre outros.

O jornalista acredita que as redes sociais não são mero modismo. Elas estão na vida da sociedade contemporânea e vieram para ficar. “O que acontece é que podem ser criadas novas redes conforme as necessidades. Mas acredito que o que vai ser a grande explosão nos próximos anos, ou meses, é o Facebook, que conversa com as outras redes sociais, como Twitter. Então, trabalhando com os dois é muito legal. Das 10 ou 15 telas que eu deixo abertas todos os dias em meu computador, uma é no Twitter e outra no Facebook, com certeza”, diz.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pavarini causando em Boa Vista

Deixe o seu comentário