Gênios do marketing (211)

Os amantes da música agora podem ser imortalizados quando morrem, tendo suas cinzas sejam prensadas em discos de vinil, que podem  deixar para seus entes queridos.

Uma companhia inglesa chamada And Vinyly oferecer a chance de prensar suas cinzas em um disco de vinil com a gravação de sua própria voz, suas músicas favoritas ou a sua última vontade e testamento. Os mais minimalista podem optar em não ter músicas ou narração, simplesmente prensando suas cinzas numa bolacha de vinil, mas o resultado serão apenas estalos e ruídos.

A empresa foi criada por Jason Leach, co-fundador do grupo de música tecno e a gravadora Subhead, na década de 1990. Desde então, criou uma série de outros selos, incluindo House of Fix, Daftwerk e Death to Vinyl.

Leach explicou que existem vários fatores que o fizeram iniciar esse ‘serviço’, inclusive a idéia de que está “envelhecendo um pouco” e que “pode não ser invencível”. A mãe dele começou nessa época a trabalhar em uma funerária, o que lhe deu uma compreensão maior de todo o processo do pós-morte. Um terceiro aspecto foi assistir na TV um programa que mostrava pessoas nos EUA colocando as cinzas dos parentes sobre suas lareiras, algo que o fez refletir de como modo deseja ser lembrado.  Ele acrescenta, “É um pouco mais interessante que ficar num pote, sobre uma prateleira.”

Como funciona?
O processo de colocar as cinzas humanas nos discos começa ao misturarem-se as cinzas com os pedaços de vinil que serão derretidos antes de irem para a prensa. Ao ser moldado pela máquina, as cinzas misturam-se aos sulcos como parte da matéria-prima. O site da empresa é bem irreverente e usa o slogan “viva além do buraco” [um trocadilho com os “buracos” onde a agulha precisa passar para tocar o disco de vinil].

Existem diferentes opções. Eles oferecem uma arte personalizada para a capa – a versão mais simples mostra apenas o nome e as datas de nascimento  e morte. Também pode-se optar por ter sua imagem pintada pelo artista James Hague, que mistura parte das cinzas com a tinta.

O pacote básico custa 2.000 libras e oferece a arte padrão, juntamente com  30 “bolachas” (com as músicas que você escolher) cada uma com até 24 minutos de gravação. Outras opções incluem o  “Bespook Music”, onde os artistas do selo House of Fix e daftwerk compõem uma música especialmente para você e podem oferecer a distribuição mundial de “seu” disco para lojas que ainda comercializam vinil.

Parte da reportagem de Solomon Olivia, na WIRED UK

Tradução e edição: Jarbas Aragão

E aí, já pensou qual seria a sua trilha sonora?

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Gênios do marketing (211)

Deixe o seu comentário