Chamar o blogueiro de “embecil” pode; ofender o outro, não

Mauricio Stycer

Pela segunda vez em oito meses, fechei a área de comentários do blog. Isso significa que, em vez de entrarem automaticamente, os comentários são antes avaliados por mim. A primeira vez que fiz isso foi em abril, depois que um texto sobre o filme “Chico Xavier” provocou uma verdadeira guerra religiosa entre espíritas e protestantes na área de comentários do blog, Desta vez, a causa foi um comentário sobre o filme “Nosso Lar”, baseado numa obra de Chico Xavier.

Mais uma vez, muitos leitores tomaram o que escrevi sobre o filme como uma crítica ao espiritismo. Creio que leram o texto com muita pressa, de má vontade ou sequer o leram. Depois de ver nos comentários muitas ofensas a mim, além de pedidos ao UOL para que eu fosse demitido, desafiei os leitores a apontarem uma única crítica ao espiritismo no texto. Alguns replicaram apontando uma observação que fiz sobre a cenografia do filme (“uma cidade que parece construída por Oscar Niemeyer em uma viagem de LSD”) como prova do meu preconceito.

Como já escrevi em outras oportunidades, aprecio as críticas dos leitores e não me incomodo com as reclamações, nem mesmo com as ofensas. Pode me chamar de “embecil”, como fez um leitor esta semana, que você verá seu comentário publicado. Excluo apenas palavrões muito pesados – não porque me afetem, mas para não incomodar outros leitores. E, sobretudo, não autorizo comentários que possam ofender, caluniar, difamar ou injuriar outras pessoas.

O texto sobre “Nosso Lar” teve, até o momento em que escrevo este post, 1.097 comentários aprovados e 210 reprovados. Além das repetições e dos que não diziam respeito ao assunto em pauta, vetei especialmente os comentários que expressavam ofensas religiosas. Se deixei passar algum peço desculpas.

fonte: Mauricio Stycer
dica do Chicco Sal

será que agora adeptos de todas as religiões vão tratá-las como times de futebol? cada vez que isso acontece o efeito é negativo, vide a sucessão de equívocos dos evangélicos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Chamar o blogueiro de “embecil” pode; ofender o outro, não

Deixe o seu comentário