Um executivo que garante que vai para o céu

Desde que foi escolhido para a presidência executiva da maior produtora de carne dos Estados Unidos, em novembro, Donnie Smith ajudou a salvar a Tyson Foods Inc. de um dos momentos mais difíceis de sua história.

O esbelto Smith, de 50 anos, trabalha à sombra de uma das famílias mais poderosas no mundo da alimentação. A família de Don Tyson, o magnata de 80 anos que ajudou a transformar a produção de frango num negócio de escala industrial, possui cerca de 70% das ações da empresa com direito a voto, e seu filho, John, preside o conselho.

Smith, que dá aula de catecismo aos domingos, diz que uma de suas tarefas mais importantes como diretor-presidente é promover uma cultura ética. A empresa emprega 120 capelães e Smith publica no blog da empresa textos sobre a importância da integridade. Ele diz que não está preocupado com o risco de não ir para o céu, porque “alimentar as pessoas é um objetivo louvável”.

De seu escritório oval, Smith falou sobre conduzir um rebanho. Trechos:

WSJ: Em seu blog interno na empresa, o sr. menciona que seu livro favorito é a Bíblia. A fé do sr. influencia a maneira como administra?

Smith: Não dá para dizer “cuido da minha fé no domingo de nove ao meio dia, e no resto do tempo cuido é de mim ou administro meu negócio”. Minha fé influencia a maneira como penso, o que faço, o que digo. Há muitos ensinamentos bíblicos fundamentais para gerir um bom negócio. Ser justo e dizer a verdade são ensinamentos da Bíblia.

WSJ: Mas até que ponto vai a moral numa empresa?

Smith: Vamos fazer o que é certo. E vamos fazer o que é certo por uma razão: porque é o certo. Veja bem, temos 117.000 empregados. Sempre vai existir alguém que vai driblar isso. Mas vamos corrigir isso.

WSJ: A Bíblia diz que as chances de um homem rico ir para o céu não são muito grandes. Será que o diretor-presidente de uma companhia na lista de 500 maiores da “Fortune” vai para o céu?

Smith: Este aqui vai, porque fiz o que a Bíblia disse que tinha de fazer para ir para o céu. Alimentar as pessoas é um objetivo louvável para se ter na vida.

Scott Kilman, no The Wall Street Journal [via Valor Econômico]
dica da Marília César

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Um executivo que garante que vai para o céu

Deixe o seu comentário