Rede de fast-food processa igreja por plágio

A rede IHOP ou International House of Pancake é bastante popular nos Estados Unidos, presente em quase todo o país. A sigla que dá nome à Casa Internacional de Panquecas já é utilizada pela rede desde 1958. A maioria de suas lojas ficam abertas 24 horas.

Mas uma igreja em Kansas City, Missouri, chamada Casa Internacional de Oração decidiu abreviar seu nome em inglês International House of Prayer da mesma maneira. A igreja foi fundada em 1999 e sempre usou a abreviação sem problemas. Pelo menos até agora.

A cadeia de fast food abriu um processo contra a igreja alegando plágio na utilização da famosa sigla da rede. A ação legal foi iniciada no início deste mês, em um tribunal federal na Califórnia.

No processo a IHOP original acusa a igreja de tentar se aproveitar da fama da rede de restaurantes para promover a religião. Os advogados do restaurante especializado em panquecas  levaram ao tribunal páginas e páginas de documentação,  websites, newsletters e fotos de edifícios, comprovando que a igreja utilizada a sigla IHOP. O uso da sigla infringiria a marca registrada do restaurante,  por isso eles querem que a igreja pare de usar as iniciais IHOP. Os autores do processo afirmam não querer compensação financeira, apenas que a igreja abandone a “marca” e cubra os custos do processo.

A igreja que se descreve como um lugar aberto 24 horas do dia, nos 7 dias da semana onde as pessoas podem vir para orar e adorar, afirma o site, que transmite os cultos ao vivo (AQUI). Eles ainda não apresentaram defesa, pois alegam que não foram comunicados oficialmente. A denominação já tem inclusive uma igreja no Brasil (em MG) que utiliza a mesma sigla (AQUI).

Agência Pavanews, com informações da FOX

Parece que os estúdios de cinema Universal estudam um processo contra a igreja Universal pelos mesmos motivos.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Rede de fast-food processa igreja por plágio

Deixe o seu comentário