Arte e ambientalismo

Um fotógrafo grego concorreu com mais de mil artistas para vencer o CoolClimate Art, um concurso internacional de obras sobre o impacto das mudanças climáticas. Christos Lamprianis enviou uma imagem de uma menina sentada perto de uma usina termoelétrica na Grécia, que passa a ilusão de estar tampando a chaminé com a palma de sua mão.

Primeiro lugar (foto de Christos Lamprianidis/Grécia)

Os concorrentes, de vários países do mundo todos, concorreram com esculturas, fotografias, pinturas e design gráfico. Elas retratam problemas como o aquecimento global e a poluição, mas também apontam para soluções, como o uso de fontes renováveis de energia.

Segundo lugar (Arte digital de David Criado – Bolívia)

Os vinte semi-finalistas foram pré-selecionados por um júri formado por artistas e ativistas, como o ecologista Philippe Cousteau, neto de Jacques Cousteau. Os trabalhos foram divulgados pelo site The Huffington Post em uma galeria aberta (AQUI) e submetidos à votação popular, que escolheu os cinco primeiros colocados.

Terceiro lugar (Escultura de Donald Gialanella – EUA)

Os vencedores foram homenageados no Center for American Progress, em Washington DC. Seus trabalhos serão usados em diversas campanhas em defesa do meio ambiente.


4º lugar (Arte digital de The Starkman Group – EUA)

5º lugar (Arte digital de Juliet McIver- EUA)

Via BBC Brasil

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Arte e ambientalismo

Deixe o seu comentário