Novo sucesso nas paradas deve ser “música” com apenas 2 minutos de silêncio

No próximo dia 11 de novembro celebra-se na Inglaterra o Remembrance Day (dia da recordação, em tradução livre), no qual os britânicos homenageiam seus heróis de guerra. Para comemorar a data, a Royal British Legion, organização beneficente que ajuda membros e ex-membros das Forças Armadas Britânicas, criou uma ação simples mas que simboliza de forma única o respeito: 120 segundos de silêncio.

A canção muda “2 Minute Silence” foi gravada por famosos como Bruce Dickinson, Thom Yorke (do Radiohead), Bryan Ferry, o produtor Mark Ronson e outras celebridades da música, do esporte e da política, que também fizeram um clipe onde se reúnem ao Primeiro Ministro David Cameron para juntos calarem-se diante dos microfones por uma boa causa.

Tanto a “música” quanto o clipe, produzidos pela 2AM Films, foram lançados para venda por aproximadamente £1 no próximo dia 07 de novembro, e todo o dinheiro arrecadado será destinado aos soldados que tiveram suas vidas alteradas em conflitos.

Em vez de gravar uma música, achamos que o público do Reino Unido reconheceria a pungência do silêncio e sua associação clara com a recordação”, explicou Chris Simpkins, diretor geral da Royal British Legion. “Onde você já viu o Primeiro Ministro e o líder do Iron Maiden juntos no mesmo clipe?”, complementou Liam Maguire, porta-voz da instituição. Um trecho da faixa já está disponível no Youtube.

Embora criar esse single para a caridade pareça inovador, não é a primeira vez que o silêncio foi lançado como uma faixa musical.

No início de 1950,  o compositor experimental John Cage criou  4’33 – exatamente quatro minutos e 33 segundos onde um artista deliberadamente não produz nenhum som nem toca instrumentos. Em 1994, Orbital, um grupo de música dance, lançou  “Criminal Justice Bill?” Remix, quatro minutos de silêncio em protesto contra a lei inglesa de Justiça Criminal e Ordem Pública.

Via Fire Multicom e Telegraph

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Novo sucesso nas paradas deve ser “música” com apenas 2 minutos de silêncio

Deixe o seu comentário