Pergunta à Bíblia

Anyull Rivas

Outro conflito entre os valores éticos do Antigo Testamento e do Novo Testamento:

Mateus 5.43-45

— Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.” Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês, para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal.

Deuteronômio 20.16-18

— Mas, quando conquistarem as cidades que ficam na terra que o SENHOR, nosso Deus, está dando a vocês, matem todos os moradores. Conforme Deus mandou, acabem com todos estes povos: os heteus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus. Matem todos, para que eles não ensinem vocês a imitar as cerimônias nojentas que praticam quando adoram os seus deuses. Isso seria um pecado grave contra o SENHOR, nosso Deus.

As palavras de Jesus e a Lei de Moisés são profundamente diferentes. Como pode um texto bíblico chamar-nos a amar nossos inimigos e outro mandar Israel cometer genocídio contra grupos étnicos só porque têm uma religião diferente?

.
Tradução: Gustavo K-fé

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pergunta à Bíblia

Deixe o seu comentário