Minha casa é um ovo. Sério!

Já imaginou como seria viver dentro de um ovo gigante? Pois o chinês Dai Haifei, de 24 anos, vive assim há mais de dois meses.

Ele nasceu na província de Hunan, região central da China e formou-se em arquitetura. Quando arranjou um emprego em Pequim, não olhou para os obstáculos. Sem dinheiro para pagar aluguel, Dai decidiu construir uma casa diferente, ecológica e, acima de tudo, econômica. Ele mesmo planejou, construiu e colocou-a na via pública, perto do seu local de trabalho.

A “casa-ovo”, como foi batizada tem dois metros de altura, dois de largura e três de cumprimento. Foi feita com barras de aço, tiras de bambu  e materiais à prova fogo e de água. É revestida por sacos de serragem e sementes de grama, que oferecem isolamento do calor e do frio. O “estúdio” de Dai oferece o mínimo necessário, tendo inclusive um painel solar para aquecimento. Basicamente ele tem uma cama, uma pequena caixa d’água e uma lâmpada. Apenas o esgoto não está disponível. Dai passa a maior parte do tempo no escritório, indo para casa só para dormir. O custo estimado do projeto é 6.427 yuan (cerca de 1800 reais).

As autoridades não retiraram a casa de Dai do local e ele ainda viu seu projecto ser nomeado para o “China Architecture Media Awards 2010”.


Veja como foi a construção passo a passo

Instalação de rodas para garantir a mobilidade

Estrutura interior, madeira e tiras de bambu

Impermeabilização e painel solar

Isolamento exterior: sacos com serragem e sementes de grama

Fontes: China Daily e Telegraph/ Fotografias: AFP / Getty Images

Tradução e edição: Jarbas Aragão. Todos os direitos de tradução reservados

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Minha casa é um ovo. Sério!

Deixe o seu comentário