Os 10 melhores de 2010: Internet

No final de cada ano sempre surgem as famosas listas “os melhores de”. A revista TIME escolheu como homem do ano o fundador do Facebook (embora muitos preferissem o hacker fundador do Wikileaks). Ou seja, cada vez mais a internet é parte indispensável da vida moderna.

A revista Superinteressante fez sua seleção também e reproduzimos aqui. São listas que representam opiniões pessoais, claro. . Claro que achamos que faltou uma menção ao Pavablog e seu Tumblr [não conhece? veja AQUI]mas vale o registro.

Ana Prado, dona dos tumblrs Tevez, seu lindoThe world was a mess but his hair was perfect

Se há uma coisa que devemos agradecer por ter acontecido em 2010 é a popularização do tumblr no Brasil. O tumblr é um serviço de blogging bem simples que privilegia a postagem de imagens e textos curtos (mas dá para colocar áudio, vídeo, links e textos maiores) e permite seguir outros tumblrs e dar um “like” ou “reblogar” os posts que você achar bacana. Fica entre o Twitter e o WordPress, podemos dizer. E o fato é que 2010 foi cheio de tumblrs geniais, especialmente no Brasil. Listamos aqui os 10 melhores, incluindo alguns gringos. Nem todos foram criados em 2010, mas brilharam muito neste ano. Infelizmente, alguns deles foram coisa de momento e deixaram de ser atualizados. Mas valem ser lembrados.

10- I Hate my Parents

Esse tumblr mostra por que algumas pessoas jamais deveriam ter filhos. É uma coleção de fotos de crianças vestindo fantasias bizarras, sendo aterrorizadas por adultos fanfarrões. Vestidos de palhaço, Papai Noel e até de Pé-grande, os crescidos assustam as crianças ou ainda as obrigam a fazer coisas imbecis como ficar numa lata de lixo, dormir ao lado de animais selvagens ou lutar sumô com outro bebê. Não foi criado em 2010, mas continua firme e forte e merece a menção.

9- Segura, Lady Gaga

Vendo Lady Gaga calçando os mais bizarros sapatos, muitos de nós nos perguntávamos como ela se equilibrava em pé. Mas eis que, em junho deste ano, enquanto usava plataformas gigantescas, ela leva um tombo fenomenal. As imagens do acontecimento ganharam os mais variados contextos no tumblr Segura, Lady Gaga. Tem ela surfando, sambando, orando, servindo de banquinho para a Claudia Raia… Para nossa tristeza, as atualizações acabaram em julho.

8- Lesbians Who look like Justin Bieber
Há alguns meses, sites de fofoca publicaram que a polícia certa vez foi chamada para um bar porque Justin Bieber estaria consumindo bebidas alcoólicas – o que é ilegal porque ele é menor de idade. Chegando lá, descobriu-se que não se tratava do cantor, mas de uma mulher que se parecia muito com ele. O tumblr Lesbians Who look like Justin Bieber (Lésbicas que se parecem com Justin Bieber) reúne fotos de mulheres como essa, provando que não são só os garotos que copiam o estilo bieberiano. Mas fique atento: o tumblr mistura fotos de meninas, meninos e do próprio Justin para confundir você.

7- Barbeia, Robinho!

Durante a Copa do Mundo, Robinho resolveu deixar a barba crescer e não agradou muito: o tumblr “Barbeia, Robinho” lançou a campanha para incentivá-lo a dar um jeito no visual (rolou até faixa no estádio durante jogos da Copa). O jogador ganhou comparações com Jack Sparrow, Bob Marley e Bin Laden, dentre outros barbudos. Com o objetivo atingido, as postagens infelizmente acabaram. Deixa a barba crescer de novo, Robinho!

6- Teletube
O povo do blog Teletube também aderiu ao tumblr e criou um com legendas mega engraçadas e totalmente nonsense . Eles mandam bem nas atualizações: todo dia tem muita coisa nova.

5- Porra, Maurício
O tumblr (cujo criador faz questão de enfatizar que é fã de Maurício de Sousa) brinca com o duplo sentido que alguns trechos das histórias da Turma da Mônica têm quando estão fora de contexto. A idéia é tirar sarro de quem critica as histórias em quadrinhos, como indica a presença da citação do jornalista Vivaldo Coaracy na barra lateral do blog: “São numerosos os males de ordem moral e intelectual produzidos por essas tais histórias em quadrinhos”.

4- Porra, FelipeBoa, Felipe
O “Porra Felipe” foi criado em dezembro de 2009 para dar umas “broncas” no cantor Felipe Dylon e deu início a uma série de outros nesse mesmo estilo – incluindo alguns famosos, como o “Porra, Maurício” e o “Porra, Kassab”. Cansado da modinha, seu criador, Pedro Leite, decidiu ir para o caminho oposto e lançou o “Boa, Felipe”. Aqui, todas as atitudes de Felipe Dylon são analisadas e festejadas em seu significado mais profundo. Este teve vida curta e deixou de ser atualizado em abril. Já o primeiro teve atualizações até o mês passado.

3- Tarra ca nenê no colo e…
O tumblr posta fotos de crianças junto com legendas que completam a frase do título: “Tarra ca nenê no colo e…”, como se fosse a mãe delas (uma mãe bem desnaturada) falando. Vale acompanhar: está sempre atualizado e os posts são tão sem noção que garantem risadas (mesmo que seguidas por alguma culpa).

2- Fuck yeah dementia!!1!

Enquanto isso, em Chernobyl…


É SEXTA-FEIRA, VAMOS FESTEJAR

Esse 1 proposital no meio das exclamações já dá a dica: esse é um dos tumblrs com as imagens mais bizarras e as piadas mais nonsense da internet. Vale a pena incluir no seu leitor de RSS: as atualizações são constantes e com certeza vão lhe arrancar alguma risada. As piadas são em inglês, mas tem uma tag para o Brasil com algumas das nossas bizarrices (baile funk, mãe de ex-BBB etc.).. <3

1- Blog de notícias

O Blog de Notícias traz montagens feitas a partir de portais jornalísticos, colocando manchetes bizarras como “Papai Noel se barbeia sem querer” ou “Niemeyer viaja para o passado e envelhece 600 anos a mais”. As fotos ilustrativas também são geniais. A parte triste: as atualizações pararam em setembro.

OS 10 MELHORES BLOGS (por Rafael Losso, da MTV)

Em um país que 86% dos usuários de internet do país acessam uma rede social em média cinco horas por mês os blogs também foram sucesso. Listamos os blogs brasileiros que tiveram papel relevante, incentivando a produção de conteúdo de qualidade. Veja só.

10 – TECNOBLOG
Em 2010 o mundo conheceu o iPad. Em 2010 o mundo conheceu o Google TV. Em 2010 o mundo conheceu o Kinect. o Tecnoblog é o melhor blog brasileiro para encontrar uma interpretação sobre o que esses e outros lançamentos significam no nosso futuro.

9 – BROGUI
Em 2010 encontrar conteúdos bizarros na internet passou a ser fácil, natural, uma extensão ao simples ato de entrar online. O Brogui fez essa função de uma maneira tão completa que tornou-se um dos bookmarks obrigatórios para aqueles momentos para simplesmente dar umas risadas.

8 – SMELLY CAT
Animação é a melhor técnica para contar uma história sem limitar a criatividade nos limites de produção. Um filme ou um curta passa a depender apenas da extensão do talento do artista. Com desenhos, qualquer imagem pode ser construída. E o Smelly Cat é o melhor lugar para acompanhar lançamentos, histórias, curiosidades e até mesmo para assistir animações raras inteiras.

7 – URBE
Para descobrir porque a Urbe é tão legal, é só bater um olho na nuvem de tags do blog: animação ao vivo aquecimento coachella arte arte de rua arte urbana baile funk cinema circo voador clipe coachella coletânea coluna copa 2010 copa do mundo cultura digital dancing cheetah design documentário dub dub echoes dubstep entrevista eua fotografia franz ferdinand friendly fires futebol guardian hip hop hoje tem humor Imprensa jornalismo joão brasil listas londres lucas santtana mashup michael jackson mixtape Mondo Bizarro mp3 música eletrônica obama OEsquema o globo phoenix política publicidade rap reggae remix resenha rio rio fanzine street art tecnologia trailer URBe Fotos URBe TV video violência urbana web

6 – BRAINSTORM #9
Falar de publicidade sem parecer chapa branca é um desafio. Afinal, comercial sempre foi aquele momento de dar uma esticadas nas canelas entre um bloco e outro da programação. O Brainstorm #9 consegue não apenas falar do que melhor é feito na publicidade mundial, instigando e inspirando agências Brasil afora, mas consegue transformar em conteúdo interessante o que poderia ser apenas um reclame.

5 – JOVEM NERD
O melhor podcast do Brasil. A Rede Globo dos Nerds. Rockstars da comunidade online, responsáveis por uma verdadeira mudança na auto-estima dos geeks de um país em que gostar de gadgets ou importar quadrinhos sempre foi visto com certa desconfiança. Se hoje os “jovens nerds” encontraram sua voz, muito é culpa do Jovem Nerd.

4 – NÃO SALVO
O Não Salvo conseguiu um feito raro: alimentou de criatividade não apenas o seu blog, mas suas colaborações se estenderam à outros, fortalecendo o movimento humorístico na internet. Por isso, em 2010 o Não Salvo conseguiu simplesmente roubar uma Copa do Mundo.

3 – JUDÃO
Filmes, TV e quadrinhos formam o trio de ouro para qualquer nerd, sem esquecer, é claro, do videogame. O Judão é um blog que consegue falar desses assuntos com informação e ponto de vista moleque.

2 – KATYLENE
O mundo das celebridades carrega um dilema: por um lado a mídia vende semideuses, representantes de um espectro da cultura pop. Por outro, são pessoas comuns que têm que enfrentar o cotidiano caótico do ocidente desglamourizado. A Katylene consegue perceber e expor essa contradição de uma maneira absolutamente surreal.

1 – TECO APPLE
Com a fragmentação extrema do consumo musical, principalmente para quem acompanha bandas menos conhecidas, os blogs que acompanham os novos sons passaram a ser fundamentais. E esse ano o Teco Apple, além de continuar falando de música alternativa da melhor qualidade, passou a programar uma faixa de clipes na MTV

Fonte: Superinteressante

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Os 10 melhores de 2010: Internet

Deixe o seu comentário