Rede social impulsiona projeto de ringtones ‘do bem’

Em apenas 3 horas, mais de 2 mil pessoas realizaram downloads no portal Ringtônicos, que reverteu recursos para a ONG Casa do Zezinho

Utilizar ringtones como forma de arrecadar recursos para a compra de instrumentos musicais para a ONG (organização não governamental) Casa do Zezinho – que atende crianças e adolescentes de baixa renda.

Esta foi a proposta da agência de publicidade Almap com o projeto Ringtônicos, lançado em dezembro de 2010, e que, graças à divulgação pelas redes sociais, atingiu, em um dia, as metas de download projetadas para um mês.

O projeto transformou a gravação de vozes de 43 crianças da ONG em toques de celular, que ficam armazenados em um portal. Apesar dos downloads serem hoje gratuitos, na primeira etapa da iniciativa, cada ringtone baixado reverteu em R$ 4,00 para a entidade, que foram doados por três empresas patrocinadoras: o estúdio Ragna, a produtora de áudio MCR e a empresa de envio de mensagens curtas Ponto Mobi.

A Almap conta que nas três primeiras horas do lançamento do Ringtônicos, mais de 2 mil pessoas realizaram downloads, alcançando assim os recursos necessários para a compra de 16 violinos, 5 violoncelos e 1 viola. O que encerrou a primeira fase do projeto.

“Pessoas com muitos seguidores no Twitter nos ajudaram bastante na divulgação. Teve até um ‘tuíte’ em inglês que foi muito replicado, dizendo que não era preciso falar português para entender o projeto Ringtônicos”, conta Ricardo Wolff, redator da Almap.

E Wolff destaca que a ideia se espalhou em diversas redes sociais, como Orkut e Facebook. “O legal é que além do projeto ter superado nossas expectativas em relação ao tempo de arrecadação do dinheiro, muitas pessoas passaram a conhecer a Casa do Zezinho pela divulgação dos Ringtônicos”, concluiu o redator.

Atualmente, o portal oferece downloads dos ringtones apenas para o formato MP3, uma vez que, segundo Wolff, a parceria com a Ponto Mobi, que enviava os SMS para os celulares, foi encerrada.

Pra quem quiser conferir a arte feita com a voz, basta acessar o site e baixar as músicas para o computador. Tem ringtones de reggae, rock, samba, além de alguns bem engraçados como a imitação de um galo feita para despertar.

Fonte: Olhar Digital

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Rede social impulsiona projeto de ringtones ‘do bem’

Deixe o seu comentário