Geraldo Alckmin: “Quem crê, consegue ter mais saúde”


.
Texto de Rayssa Gon publicado originalmente no Bule Voador
.
Durante o lançamento do programa SP Educação com Saúde, o Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin fez afirmações que reforçaram um velho preconceito com relação a ateus e também agnósticos. Conforme publicado pelo Jornal da Tarde:

Os conselhos de Alckmin para uma vida saudável foram inspirados no livro Curar – o stress, a ansiedade e a depressão sem medicamento nem psicanálise, do neurologista e pesquisador francês David Servan-Schreiber, um dos seguidores da “medicina das emoções”. Resultado de cinco anos de estudos científicos, o livro aponta sete atitudes para manter a saúde sem recorrer a tratamentos e remédios.

A comparação entre as listas do neurologista francês e do governador paulista, porém, revela uma diferença: Alckmin acrescentou religião ao grupo. “Para quem não acredita em nada, a velhice é muito triste”, disse. “Quem crê, consegue ter mais saúde”, completa.

Robson Fernando do blog Arauto da Consciência fez um alerta para a freqüência com que afirmações como essa estão ocorrendo:

 

Declarações do tipo, somando-se às de José Luiz DatenaFrei BettoJosé SerraPe. Robson PereiraClaudio Lembo, vão solidificando na mentalidade da população religiosa brasileira que nós ateus somos infelizes, amorais, tendentes à criminalidade, marginais perante a “retidão moral” supostamente proporcionada pelas religiões. Os ateus precisam agir contra esses ataques de preconceito e intolerância que nos desmoralizam e nos tolhem a dignidade perante o restante d@s brasileir@s. E com mais força quando @ ofensor/a é titular ou pretendente de mandatos ou cargos políticos ou formador/a de opinião.

O Jornal da Tarde ainda compilou certas dicas que o Governador, formado em medicina, deu durante o evento. Algumas delas podem soar inusitadas:

Luz do sol – “O cérebro precisa de raios do sol”

Respiração – “É preciso encher o pulmão de ar”

Meditação- “É preciso limpar o cérebro”

Alimentação – “O prato precisa ser colorido, com mais fibras que proteína”

Ginástica – “O corpo tem 70% de água. E água parada… estraga”

Acupuntura – “Vocês vão ver o espetáculo que são essas agulhas milenares”

Amor – “É uma necessidade biológica”

Religião – “Religião significa religar”

fontes: Jornal da Tarde e Arauto da Consciência

só ñ vale trocar os médicos da rede pública por pastores e padres, neam…

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Geraldo Alckmin: “Quem crê, consegue ter mais saúde”

Deixe o seu comentário