Coreia do Sul “bombardeia” a do Norte com panfletos instigando um levante popular

O exército  da Coreia do Sul enviou hoje dezenas de milhares de balões de hélio em direção à Coreia do Norte.  Cada balão estava “carregado” com panfletos  informando sobre as revoluções que estão acontecendo em países da África e do Oriente Médio. O texto também declara que  “todo regime ditatorial está destinado a entrar em colapso” .

Essa estratégia não é novidade, a Coreia do Sul faz isso há anos, como parte de sua campanha de uma “guerra psicológica” permanente contra Kim Jong-il. Estima-se que já foram mandados mais de 3 milhões de panfletos. Este mês os sul-coreanos também enviaram através de balões comida, remédios e aparelhos de rádio. Esse tipo de envio foi retomado depois de ter ficado suspenso por 11 anos.

Os norte-coreanos não tem acesso livre à internet e toda a programação de TV é controlada pelo governo. Certamente a grande maioria da população não tem ciência dos últimos acontecimentos mundiais. Tampouco podem usar Twitter e Facebook para planejar algo, como ocorreu no Egito. Por isso a mobilização se torna muito mais difícil. Embora o uso de panfletos, (popularizado durante a Segunda Guerra) pareça arcaico em grande parte do mundo, ainda é eficaz em um país que parece parado no tempo.

O constante racionamento de comida e a repressão política do governo vem criando uma crescente instabilidade. Há registros de tentativas de manifestações durante as comemorações oficiais do aniversário de 69 anos do ditador duas semanas atrás. Mas a polícia rapidamente pôs fim ao protesto.

O regime norte-coreano só se sustenta graças à ajuda da vizinha China. A crescente pressão externa, sobretudo dos EUA, podem prejudicar a continuidade desse tipo de colaboração. Kim Jong-il está com a saúde debilitada desde que sofreu um AVC em 2003. Recentemente anunciou que Jong-un, seu filho,  o sucederá na presidência.

Pavanews, com informações de Bloomberg e Gawker

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Coreia do Sul “bombardeia” a do Norte com panfletos instigando um levante popular

Deixe o seu comentário