Pequenas distrações podem aumentar foco no trabalho

Texto publicado originalmente no site da revista Galileu.

Antes de bloquear Youtube no computador de seu funcionário ou de esconder a tela do computador quando está vendo algo divertido – e que não tem nada a ver com seu trabalho –, leia esta notícia, e repasse para o maior número possível de pessoas. Um novo estudo publicado na revista Cognition mostra que pequenas distrações ajudam a manter a pessoa concentrada na mesma tarefa por um período mais longo do que se ela estivesse fazendo a tarefa principal sem parar.

Editora Globo

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois acredita que os pensamento funciona como a sensação. Por exemplo, depois de um tempo usando uma roupa, seu corpo “esquece” que você a sente. Assim como quando um objeto está por um longo período em nosso campo de visão periférico, após um tempo, ele “some” de nossa visão. Quem já perdeu foco depois de muito tempo concentrado na mesma atividade, sem distrações, passa pela mesma coisa, supõem os cientistas.

Para eles, nosso cérebro consegue ficar focado por determinado tempo em uma atividade e depois perde a atenção nela. Assim, uma distração curta ajudaria a voltar à atividade principal com foco renovado. A atenção não é o problema, porque nosso cérebro está sempre atento a alguma coisa. O problema é que, com o tempo, ele se habitua a uma atividade e seus estímulos não são mais registrados de maneira significativa. É a sensação de ler a mesma página de um livro várias vezes e não entender nada.

A equipe testou 84 voluntários divididos em grupos que se concentravam somente em uma tarefa e outro que passava um período concentrado em uma atividade principal, mas teve momentos de distração. Esses últimos prenderam sua atenção por mais tempo na tarefa principal e ainda se saíram melhor nela.

O resultado parece confirmar a hipótese dos cientistas de que o cérebro é feito para detectar e responder a mudanças. Na prática, eles sugerem que ao realizar uma tarefa que exige muito tempo em concentração, a pessoa faça pequenas pausas para retomar a atenção novamente depois.

dica do Guilherme Massuia

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Pequenas distrações podem aumentar foco no trabalho

Deixe o seu comentário