Sorria só quando estiver com vontade

Texto de Natalia Barbosa publicado originalmente no blog Boa Saúde.

“Sorria que seu dia será melhor”. Quem nunca ouviu essa frase? Pois bem, pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, afirmam que não. Segundo Brent Scott, organizador do estudo, sorrir sem vontade pode piorar o humor e tornar o trabalho mais difícil de ser feito.

Scott e seu colega Christopher Barnes compararam o “comportamento superficial”, o ato de dar sorrisos falsos, com a ação sincera, cultivando emoções positivas através da lembrança de situações agradáveis ou de pensar sobre a situação atual de uma forma mais favorável. Os resultados mostraram que pessoas que trabalham atendendo clientes e que dão sorrisos falsos ao longo do dia pioram seu humor e seu estado de espírito e faltam mais ao trabalho, afetando a produtividade.

O estudo mostrou também que o “comportamento superficial” tem efeitos mais negativos nas mulheres. “As mulheres foram mais prejudicadas pela atuação superficial, ou seja, seu humor piorou ainda mais do que o humor dos homens e elas faltaram mais ao trabalho,” diz Scott. Mas elas também são mais beneficiadas quando pensam positivamente, pois seu humor melhora mais do que os dos homens.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Sorria só quando estiver com vontade

Deixe o seu comentário