O “avô do Photoshop”. Manipulação de imagens no início do século 20

Na primeira metade do século 20, entre 1900 e 1960 as pin-ups tiveram seu auge. Eram mulheres que, retratadas por artistas e em fotos, tornaram-se ícones de beleza e de sensualidade. Elas eram vistas em calendários e em diferentes tipos de comerciais e pôsteres. Até hoje, essa forma de arte perdura, embora tenha perdido muito de seu charme.

Naquele tempo não havia Photoshop e similares. A manipulação de imagens muitas vezes era feita com lápis, borracha, tintas e muita imaginação dos artistas.

As fotos abaixo, contrastadas com o resultado final, mostram um pouco de como era esse processo que, de certa forma, continua até hoje. A maioria dessas pinturas são de Gil Evergren, considerado por muitos o mais prolífico desenhista de pin-ups, com mais de 500 imagens.  Todo seu portfólio pode ser visto AQUI.

No século 21 os métodos deixaram de ser “analógicos”, mas note que muitas poses e até o famoso “biquinho” continua em voga.

Imagens originais de IMGUR

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for O “avô do Photoshop”. Manipulação de imagens no início do século 20

Deixe o seu comentário