As 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista TIME

Encerrou à meia-noite do dia 14/03 a votação no site da Time onde as pessoas podiam ajudar a escolher as 100 pessoas mais influentes do mundo. A revista é famosa por escolher todo ano o Homem (ou mulher) mais importante.
Na última década a internet foi usada como meio de pesquisa para ajudar nessas escolhas. Ano passado uma mudança de última hora tirou o primeiro lugar de Julian Assange (criador do Wikileaks) e deu a “honra” a Mark Zuckerberg (criador do Facebook).

A lista que foi divulgada ontem pode apresentar muitas surpresas. Embora não seja a lista oficial e final, serve como indicador do que a maioria dos americanos pensa sobre as pessoas influentes do mundo.
Ou seja, os internautas podiam dizer se uma pessoa era ou não influente e isso alterava a lista, não é apenas uma compilação de votos, mas de representatividade.

Muitos dos nomes entre os 100 primeiros provavelmente são pouco conhecidos por aqui, mesmo assim vale como referência. A revista publicou todos os que foram votados, num total de 203. A divulgação da lista oficial, que será diferente dessa, pois que conta com análise de jornalistas e convidados, será publicada na edição do dia 21 de abril.

São três critérios (colunas) Influente – Não Influente – Total de votos

O primeiro lugar ficou com o desconhecido (na maior parte do mundo) cantor sul-coreano Rain. O segundo lugar também é de um asiático, o produtor e músico Jay Chow, que co-estrelou este ano o filme Besouro Verde.

Em quarto lugar, mais uma asiática, a monja budista Cheng Yen, chamada de a “Madre Teresa da China”, graças ao seu trabalho filantrópico junto as vítimas das tragédias mundiais recentes.

Chama atenção o número de cantores como Susan Boyle, (3) e Beyonceé (5) e artistas como Chris Colfer (7) entre os mais votados. Juntos, os entretainers somam quase 40% do total.

Ateus militantes como Christopher Hitchens (8), Stephen Hawking (41) e Rick Gervais (98) estão bem acima do único pastor mencionado, Rob Bell (136). Sendo que a controvérsia sobre o novo livro de Bell foi matéria de capa do último número da revista (foto).

Mark Zuckerberg (27) já aparece bem abaixo de Julian Assange (11), provando como esse poder de influência está sempre mudando.

Michelle Obama (30) ficou acima do esposo presidente Barack (46).

Bill Gates (73) perde cada vez mais espaço para Steve Jobs (37), assim como acontece com suas empresas no mundo.

Personagens de tragédias recentes como os mineiros chilenos (40) e os trabalhadores da usina nuclear de Fukushima (15), aparecem com destaque. Surpreendente também é a posição da rede de TV Al-Jazeera (29), que ressalta a diversidade global dessa influência.

A presidente brasileira Dilma Rousseff (188) aparece quase empatada com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi (187). Já o pouco badalado presidente do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, ficou com o sexto lugar.

Você pode ver a lista completa AQUI (em inglês)

Agência Pavanews, com informações de Time

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for As 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista TIME

Deixe o seu comentário