Fim do mito? Bebida alcoólica ajuda a melhorar a memória

Bebida alcoólica tem muitas calorias – e também é responsável por alguns dos micos mais memoráveis da vida. Mas tem lá seus benefícios: serve pra relaxar e socializar. Mais ainda: pesquisadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, descobriram que a bebida alcoólica melhora a memória de algumas partes específicas do nosso cérebro.

Segundo o neurologista Hitoshi Morikawa, que conduziu a pesquisa, a bebida geralmente é associada ao contrário, à perda de memória. Mas o nosso subconsciente continua ativo, mesmo com grandes quantidades de álcool, registrando informações que poderia até passar despercebidas no estado de consciência.

O álcool aumenta a liberação de dopamina para o cérebro. Inicialmente vinculada somente à sensação de bem-estar (por isso o relaxamento quando bebemos um pouquinho), a dopamina é também um transmissor de aprendizagem. Segundo Morikawa, a bebida alcoólica ensina nosso subconsciente a consumir mais, ao mesmo tempo em que nos torna mais receptivas à memória daqueles momentos – sons, aromas, pessoas, conversas. No entanto, é sempre bom reforçar: beber demais traz ressaca no dia seguinte, afeta o sono – e com frequência também acaba com uma semana inteira da sua dieta.

fonte: HypeScience
foto: Daily Mail

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Fim do mito? Bebida alcoólica ajuda a melhorar a memória

Deixe o seu comentário