Japonês tem cada uma (2)

Os japoneses sempre aparentaram ter dificuldades para demonstrar suas emoções. A equipe da NEUROWEAR desenvolveu um produto chamado “necomimi”. Ele traduz os sinais do cérebro e transforma as emoções em ações visíveis através dessas “orelhas de gato”.

Anunciada como uma nova ferramenta de comunicação, que pode “aumentar as capacidade do corpo humano”, o site do produto explica que o “gadget” é capaz de ler ondas cerebrais através de biossensores. É o mesmo tipo de tecnologia já usada para que  pessoas com paralisia controlem suas cadeiras de roda.

Projetado originalmente para o mercado japonês (neco e mimi significam gato e orelha), as orelhas se levantam quando há animação e descem quando a pessoa relaxa. A ideia é inspirada em personagens de mangá que tem orelhas assim.

O produto, possivelmente com outro formato, realmente poderia ser usado para outras funções. Por exemplo, ajudar as pessoas com deficiência mental a demostrarem seus sentimentos. Este tipo de tecnologia que não exige componentes intrusivos pode ajudar no tratamento especialmente de crianças ou que tem problemas motores.

Incorporada a um capacete, poderia ser usado na comunicação de trabalhadores envolvidos em tarefas que requeiram concentração constante. Essa nova tecnologias que ajuda na saúde e no bem-estar encontra um mercado crescente no Japão, que tem uma sociedade cada vez mais envelhecida.

O produto foi mostrado na exposição “Smile Bazar”, onde os interessados podiam experimentá-lo por si mesmos. O preço final e o início da comercialização ainda não foram divulgados.

Agência Pavanews, com informações de Japanese Trends e Crunchgear

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Japonês tem cada uma (2)

Deixe o seu comentário