Oito são demitidos na Austrália por ‘moda’ de postar no Facebook foto deitado em lugares perigosos

Homem pratica 'planking' em cesta de basquete; prática já causou morte na Austrália

Texto publicado originalmente no UOL

A rede de lojas australiana Woolwhorths demitiu oito funcionários, de três estados diferentes, pela prática de planking – quando uma pessoa tira uma foto deitada, tentando se equilibrar em algum tipo de objeto ou lugar perigoso. Geralmente, após tirar a foto, as pessoas postam as imagens no Facebook. Segundo a companhia, os funcionários foram demitidos por estarem colocando a vida deles em risco. As informações são do jornal australiano “The Telegraph”.

A prática de planking está disseminada na Austrália. Tanto é que há uma página no Facebook chamada Planking Australia Official com várias imagens de usuários que tiraram fotos se apoiando em algum tipo de objeto ou lugar inusitado. Outra iniciativa nesse sentido é o site iPlanking que reúne várias imagens com a “brincadeira”. O caso mais famoso foi do estudante que morreu ao tentar se equilibrar  no parapeito do apartamento em que vivia.

De acordo com o jornal australiano, foram demitidos: o gerente e o sub-gerente da rede de supermercados de southern NSW (eles mantinham uma tábua de 2 m para se equilibrar e fazer planking), três funcionários da unidade de northern NSW (eles foram pegos tentando se equilibrar em prateleiras), dois açougueiros de uma unidade no estado de Victoria e, por fim, um funcionário da unidade de Queensland, que foi pego tentando fazer a ‘brincadeira’ em uma pilha de caixas de leite.

“Nós não estamos falando de, simplesmente, de pessoas que deitam no chão. Mas o planking pode colocar nossos clientes em risco. Em uma loja de Dick Smith, por exemplo, um funcionário estava deitado em uma prateleira a alguns metros do chão. Se ele se desequilibrasse, poderia ser desastroso para ele e para alguém que, eventualmente, estivesse na loja”, disse Benedict Brook, porta-voz da rede de supermercado.

Anthony Wilson, gerente de segurança e riscos da Woolworths, alerta que a empresa não quer ser ‘estraga-prazeres’, mas que esse tipo de política – de demitir quem pratica planking – é algo essencial para a segurança dos consumidores.

“O Planking é uma contradição da nossa política de segurança, pois nossos funcionários têm a responsabilidade de garantir a segurança deles próprios e das pessoas ao redor deles”, disse.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Oito são demitidos na Austrália por ‘moda’ de postar no Facebook foto deitado em lugares perigosos

Deixe o seu comentário