Divorciados usam humor e criatividade para celebrar a separação

Festas de separação podem ter decoração temática, guloseimas personalizadas e até dançarinos
,
Texto de Renata Rode publicado originalmente no UOL
.
Quem disse que hoje em dia não é possível festejar o fim de uma união que não deu certo? Vera Simão, organizadora de eventos e presidente da Associação dos Profissionais, Serviços para Casamento e Eventos Sociais (Abrafesta), de São Paulo (SP), afirma que esse tipo de comemoração é possível, sim. “Festa é sempre festa. O que não pode faltar é humor. Se a pessoa quer comemorar qualquer coisa que a deixe feliz, de maneira bacana e ao lado de seus amigos, estamos aqui para isso”, afirma.

A nutricionista Aparecida Santana, de Brasília (DF), é uma das mulheres que já festejaram a “solteirice”. Após o fim de um casamento de três anos, no qual sofreu até agressões físicas, a brasiliense resolveu comemorar. “Uma semana depois de sair de casa, resolvi chamar todos os meus amigos em uma boate para comemorarmos o meu divórcio”, revela. Hoje, aos 32 anos e casada pela segunda vez, Aparecida aconselha: “Casamento só é para sempre quando dá certo. Pense sempre em você em primeiro lugar e busque a felicidade sem ter medo de ficar sozinha. Toda panela tem sua tampa”.

Um dos motivos para essas comemorações se tornarem mais frequentes entre os brasileiros pode ser o aumento do número de divórcios. Segundo uma pesquisada realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2009, foram registrados 177,6 mil processos judiciais ou escrituras públicas de divórcios. As separações totalizaram 100 mil processos ou escrituras, sendo 94,2 mil concedidas sem recurso ou realizadas nos tabelionatos cujos cônjuges tinham 20 anos ou mais de idade.

Populares nos Estados Unidos, as festas de separação são sempre bem humoradas e criativas. Por aqui, anfitrião e convidados divertem-se com a decoração temática e algumas guloseimas inusitadas: bolo repartido ao meio, bem-separados (pães de ló recheados de doce de leite embalados em papel preto com fitas escuras) e lembrancinhas personalizadas, como brigadeiros e doce de leite em bisnagas. Leia +.

Bolo repartido ao meio e “bem-separados” produzidos pelo Atelier Verde e Lilás

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Divorciados usam humor e criatividade para celebrar a separação

Deixe o seu comentário