Experiência da NASA no espaço produz imagem “cristã”

Experiência da NASA no espaço gera imagem cristã

.

Texto publicado originalmente no site Inovação Tecnológica
.
À primeira vista, a imagem pode parecer uma representação artística decorando uma igreja cristã.

Mas trata-se tão-somente de uma chama produzida em um experimento realizado na Estação Espacial Internacional, que visa estudar a combustão em um ambiente de microgravidade.

Na superfície da Terra, a chama de uma vela tem seu formato característico porque o ar quente é mais leve, subindo e deixando espaço para que a chama se estique – um fenômeno ditado inteiramente pela gravidade.

Na ausência de gravidade, o ar quente não sobe, o que faz com que uma vela tenha uma chama perfeitamente esférica.

Fogo no espaço

Neste experimento, cujo objetivo era avaliar a combustão e supressores de fogo no espaço, uma gota de 3 milímetros do gás heptano foi incendiada e filmada. Uma luz de fundo ilumina o processo de combustão.

Usando diferentes técnicas de processamento de imagem, os pesquisadores podem determinar a quantidade de fuligem gerada pela combustão em cada quadro do filme.

Nesta imagem composta, colorida artificialmente, a estrutura amarela no centro marca o caminho da gota de heptano, encolhendo à medida que se queima.

Estruturas verdes de fuligem circundam o combustível. As partículas maiores eventualmente se espalham, lembrando as brasas de um fogo de artifício.

fonte: New Scientist
Imagem: NASA

dica da Vanessa Milis

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Experiência da NASA no espaço produz imagem “cristã”

Deixe o seu comentário