Vaticano cria o “iPapa”

via Gizmodocrédito da imagem: Alessandro Bianchi/Reuters

O Vaticano está emprestando iPods para turistas que estão visitando o santuário da igreja católica. O Papa e sua turma tem dois objetivos: primeiro, diminuir o barulho causado pelo excesso de guias turísticos e, segundo, tentar atrair adolescentes para o caminho da fé.

Cada iPod é pré-carregado com um app que dá informações similares às que você ouviria de um guia (descrições detalhadas, contexto da época etc). O app acaba se sobressaindo por ter múltiplas opções de idiomas (espero que tenha latim), além de fotos e a possibilidade de dar zoom nas obras de arte:

Com um toque do dedo, turistas podem dar zoom em imagens em alta resolução cheias de detalhes artísticos, como a cobertura azul estrelada no teto do altar mais alto, completamente decorado. O usuário do aplicativo também pode buscar imagens na Biblioteca do Vaticano, que não costuma ficar aberta para o público, para enriquecer o entendimento durante o tour na basílica.

Os aparelhos serão distribuídos gratuitamente, pelo menos até o fim do projeto piloto, em dezembro. Mas é preciso deixar algo como garantia — passaporte ou carteiro de motorista, por exemplo. Porque nem o Papa quer tomar calote de turista.

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Vaticano cria o “iPapa”

Deixe o seu comentário