Associação médica afirma que o uso de Photoshop faz mal à saúde

kimk

Agência Pavanews, com informações de Good Health e HuffPost

A alteração digital de imagens, como as da modelo Kim Kardashian (acima), pode prejudicar a saúde, alerta a Associação Médica Americana (AMA). Apesar de ser uma prática comum há décadas em revistas, anúncios publicitários e praticamente qualquer fotografia profissional, imagens “photoshopadas” também fazem com que milhões de pessoas, em especial as mulheres, tenham um imagem distorcida do que é um corpo saudável. Agora, a AMA, umas organizações médicas mais respeitadas do mundo, decidiu emitir um alerta.

Em comunicado divulgado nesta semana, a Associação condenou formalmente a correção de imagens e pediu que as agências de publicidade sigam diretrizes mais rígidas durante a manipulação de fotos. “Precisamos parar de expor crianças ​​e adolescentes suscetíveis às propagandas que retratam modelos com corpos que só podem ser conseguidos com a ajuda de um software de edição de fotos”, pede Barbara McAneny, membro da diretoria da AMA. Um bom exemplo disso é o recente comercial da Ralph Lauren onde a modelo aparece com uma cintura bastante desproporcional ao seu tamanho (abaixo).

Ano passado, membros do parlamento da França defenderam a colocação de rótulos de advertência em imagens manipuladas. Parlamentares da Inglaterra também discutiram o assunto. Talvez a postura de um órgão importante como a AMA seja um impulso para outros países fazerem o mesmo. Aparentemente é mais um passo na luta contra transtornos alimentares que preocupam tantos países.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Associação médica afirma que o uso de Photoshop faz mal à saúde

1 Comentário

  1. Roberto Filho disse:

    rostos d mentira, corpos d mentira… enfim, não são pessoas, são bonecos.

Deixe o seu comentário