Os agentes da ANA

Paulo Brabo

Recebi hoje o memorando. Meus superiores permitem finalmente que eu fale, desde que divulgue como ficção. Não acredite portanto em nada, porque se você insistir vou ter de negar – negar tudo, até mesmo que era verdade que eu estava mentindo em primeiro lugar.

Desde 1982 sou agente da organização mais secreta do Brasil (e, gostamos de pensar, do mundo): a ANA, Agência Nacional de Acobertamento. A ANA faz parte da tradição das sociedades mais secretas do mundo; daquelas duas ou três sociedades tão secretas que nenhum dos membros conhece qualquer outro membro, nem mesmo o esquivo sujeito que o recrutou. Os rosa-cruzes, os templários e a maçonaria não são apenas fichinha em comparação – eles na verdade trabalham pra nós.

A razão de ser da ANA, nosso objetivo primário e que explica o termo “acobertamento”, é manter oculto de todos os brasileiros o segredo mais bem escondido de todos: que o Brasil é na verdade, e há muito tempo, a maior potência tecnológica, cultural e política do planeta; que o Brasil e os brasileiros tiveram participação vital em todos os importantes avanços tecnológicos, movimentos culturais e manobras políticas internacionais dos últimos cinco séculos; que é o Brasil que lidera o bloco das nações do Bem na luta contra as nações do Mal, sendo que gente como os Estados Unidos e Israel são apenas marionetes nas nossas mãos (aquilo que na ANA chamamos de “potência-fachada”); que os líderes mundiais e a elite cultural do planeta olham para o Brasil com assombro, sincero respeito e um brilho sentido de esperança nos olhos, porque sabem que dependerá da nossa iniciativa qualquer incremento de justiça, de ciência, de cultura, de civilização e – em última instância, de paz – para o nosso cansado mundo.

É esse, em mal traçadas linhas, o segredo que temos de ocultar de todos os brasileiros – e, em menor grau, do resto do mundo.

Como você pode ver, até agora temos conseguido.

Só não imagine para os agentes da ANA uma rotina tranqüila de funcionário público (fomos nós também que espalhamos essa mentira), porque nosso trabalho não é mole não. Você não sabe, mas o Brasil é sempre destaque nos acontecimentos internacionais, e é esse o nosso problema. Nós ralamos diariamente para que você, brasileiro, permaneça ignorante da verdade, sem jamais chegar a conhecer a verdadeira versão dos fatos. Damos duro para que você continue acreditando que o mundo corre o seu curso à revelia do gigante nacional. Quando penso quão grande é a mentira e o quanto é improvável alguém acreditar nisso, é que vejo como é grande e fundamental o nosso trabalho.

Os exemplos são tantos. Deixe-me ver. Se você não ficou sabendo que o disco voador que caiu em Roswell, Novo México, em 1947, era brasileiro, o mérito é da ANA. Se você acha que Gandhi não era nordestino, nós fizemos a sua cabeça. Se você pensa que o primeiro satélite a ser lançado no espaço foi russo, parabéns, a sua fé é maior do que a minha. O primeiro computador portátil? Nós. E, acima de tudo, se você acredita que o Brasil realmente perdeu aquela eliminatória contra a Itália na Copa de 1982… bom, você não imagina o trabalho que isso deu.

As posições hierárquicas dos membros da ANA são definidas por letras gregas (língua que, a propósito, nós mesmos inventamos para preencher a lacuna do desaparecimento da Atlântida – mas isso já é outra história). Meu codinome é Brabo, e sou um ANA ALFA – isto é, tenho a graduação máxima. Outros agentes mais conhecidos da ANA, como o Diogo Mainardi, o Arnaldo Jabor e o Wanderley Andrade são ANA TETAS, todos eles. Antônio Carlos Magalhães é ANA ALFA como eu, bem como o Bispo Edir Macedo e mais uma meia dúzia que é melhor você não saber. Adriane Galisteu é ANA LAMBDA, a Xuxa ANA IOTA e a Ana Maria é BRAGA.

Resumindo: se você é daqueles que acham que o Brasil não vai pra frente – pois é, fique sabendo que há uma multidão de heróis anônimos por trás disso daí. Não pense que é fácil projetar essa imagem de incompetência por tanto tempo.

Ou, como eles dizem em inglês: me engana que eu gosto.

fonte: A Bacia das Almas

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Os agentes da ANA

4 Comentários

  1. Nelson disse:

    Valeu Brabo 
    Esquece esses temas teológicos ,o ambiente religioso é  muito surreal.
    Continue escrevendo artigos como este,gostei.

  2. Nelson disse:

    Valeu Brabo 
    Esquece esses temas teológicos ,o ambiente religioso é  muito surreal.
    Continue escrevendo artigos como este,gostei.

  3. Eliezer J.Santos disse:

    Adriane Galisteu é ANA LAMBDA e Xuxa ANA IOTA? Jamais imaginaria isso… Vocês são bons mesmo!

  4. Steam Baron disse:

    Novo objetivo na vida: encontrar a sede da ANA e bombardeá-la para que minhas esperanças nunca mais sejam frustradas…

Deixe o seu comentário