Jair Bolsonaro quer separar sangue de gays do sangue de héteros nos hospitais

Via UOL

O deputado Jair Bolsonaro (PP – RJ) afirmou nesta quinta-feira que vai propor um projeto de lei que garanta que a pessoa que necessitar de transfusão de sangue possa optar por receber apenas sangue doado por um heterossexual. Segundo o deputado, homossexuais correm risco de ter o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis 17 vezes a mais que heterossexuais, e isso justificaria sua proposta. Ainda segundo Bolsonaro, esse é um dado do próprio Ministério da Saúde, que recentemente flexibilizou oa doação de sangue para homossexuais. Até então, homossexuais eram proibidos de doar sangue. A partir do mês de junho último, o Ministério da Saúde lançou novas regras para a doação de sangue e garantiu que o homem homossexual possa doar sangue desde que tenha parcerio fixo ou que não tenha feito sexo nos últimos doze meses.

O deputado Bolsonaro afirma que o sangue doado é “todo misturado” e que, portanto, o receptor deve saber se está recebendo sangue gay ou heterossexual.

A proposta ainda não foi apresentada na Câmara.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Jair Bolsonaro quer separar sangue de gays do sangue de héteros nos hospitais

39 Comentários

  1. Andreia_laimer disse:

    Deus do céu, alguém consegue parar esse doente? Gente, tanta perseguição aos gays tá parecendo armário louco para ser aberto…

  2. Andreia_laimer disse:

    Deus do céu, alguém consegue parar esse doente? Gente, tanta perseguição aos gays tá parecendo armário louco para ser aberto…

  3. Wesley Ursão disse:

    Jair Bolsonaro é uma piada de mau gosto, ele quer seprar sangue de gay do sangue de heterossexual como se o doente prester a morrer precisando de sangue se daria ao luxo de escolher entre sangue de hetero ou sangue de gay!

    E tem gente que apoia idiotas como Bolsonaro!

  4. Pr_jefferson disse:

    Jair Bolsonaro tem dados extados do ministério da saúde e por isso tem base legítima para expressar sua opinião, o que na prática não significada discriminação e sim precaução/saúde pública. Seria muito importante os ativistas do movimento homossexuais aprenderem a ouvir criticas, o que foi um país democratico nos permite.

    • Natisilva_91 disse:

      Veja bem. O impedimento de homossexuais doarem sangue está relacionado à uma imposição autoritária e ultrapassada. Na época em que isto foi posto, havia a crença de que os homossexuais eram mais propensos a adquirir o virus da AIDS. No entanto, atualmente sabe-se que os homossexuais estão tão propensos à doença quanto os heterossexuais. Na verdade isto esta relacionado aos cuidados pessoais de cada pessoa.
      Existem muitos homossexuais que possuem uma vida sexual inativa ou então só se relacionam com uma única pessoa. Mas também existem heterossexuais que fazem sexo com várias pessoas diferentes sem usar preservativos. Assim, quem estaria mais sujeito a ficar doente? O homossexual ou o heterossexual?
      Esta suposta precaução é uma falácia. As pessoas não podem ter toda a sua vida rotulada por causa de uma única característica, que alias nem é tão importante assim. Entender o modo como a pessoa lida com a sexualidade e se utiliza proteção é muito mais primordial do que qualquer coisa.
      Lembre-se que existem pessoas morrendo. Existem pessoas que fariam qualquer coisa para receber sangue, mesmo que fosse de um homossexual. Saiba que o sangue de um homossexual já pode ter salvado a vida de alguém que você conhece ou ama.

  5. Pr_jefferson disse:

    Jair Bolsonaro tem dados extados do ministério da saúde e por isso tem base legítima para expressar sua opinião, o que na prática não significada discriminação e sim precaução/saúde pública. Seria muito importante os ativistas do movimento homossexuais aprenderem a ouvir criticas, o que foi um país democratico nos permite.

  6. Carlos Alberto disse:

    Os bancos de sangue sempre foram e sempre serão muito criteriosos e extremamente cuidadosos na coleta de sangue. São realizados exames minuciosos nos prováveis doadores de maneira que o sangue transfundido seja o mais saudável possível; logo, esse projeto trona-se completamente desnecessário. Penso que tudo tem a ver apenas com busca de mídia para atrair a atenção de certos  seguimentos como por exemplo, o religioso, já que os maiores homofóbicos de plantão são os religiosos que representam milhões de votos.

    Apenas mentes obscurecidas pelo preconceito conseguiriam levar a sério esta babaquice.

    Carlos Alberto-Pr

    • Paminhaskd disse:

       Ok Carlos Alberto, Vamos supor que eu tenho um doença que ainda não foi aflorada, e que nem nos exames mostrou e ai eu passo ela para vc .
      oq vc vai dizer ?
      eu concordo sim , se Homens Homossexuais fossem mais preocupados, e não desmunhecasse tanto e parasse de dar a bunda toda hora pra qualquer não haveria esse tipo de coisa… isso é verdade pq eu convivo no meio …
      Em vez dos HOMOSSEXUAIS ficarem de viadagem dizendo aai isso é preconceito ,aquilo é preconceito , deveriam se colocarem nos seus lugares e parar de ser tão escrotos e nojentos..
      Eu sou Lesbica e sei oq estou dizendo vivo no meio , muitos são educados, gente respeiitadora. mas tem uma maioria que eu TENHO NOJO bando de viado .

      • EDMUNDO disse:

        MAS VEJA, SENHORITA:
        INÚMEROS HETEROSSEXUAIS são descuidosos no uso de preservativos, muitos (convivo com eles) apresentam sexualidades marcadas por numerosa diversidade de parceiros, mas o projeto focaliza homossexuais?? Vc fala de gays masculinos como se não fosse gay!!! Com base em que pode afirmar que pessoas gays teriam um sangue menos desejável??? Isto que você entende como promiscuidade não estaria fundamentado em SUA VISÃO do que é promíscuo e do que seria uma sexualidade “normal”? Nojentos, os homossexuais,mas por quê?? E você, é nojenta, em sua condição lesbiana??? Assim como Bolsonaro você tem muita homofobia internalizada e aqui ela explodiu!!! Não tome seus amigos (particular) para pensar o GERAL!!! Sinto que há algo mal resolvido por aí……

  7. Gustavo V. disse:

    Não, essa foi o maximo dele. Pelo amor de Deus, alem de tudo é burro, parece que num sabe que os sangues TODOS eles são examinados antes de ser doado pra alguem. E ha quem concorde com isso, são burros iguais ele.

    RIDICULO.

  8. EV MATEUS disse:

    GAY SÃO PROMÍSCUOS POR OPÇÃO,NÃO TEM JEITO,É MELHOR NÃO SER DOADORES.

    • Librasbrazil disse:

      Comentariozinho infeliz esse seu.  O buraco e’ bem mais em baixo: os heteros podem ser “promiscuos”. Homem promiscuo e’ garanhao, gostosao… tudo pode. Cooisa tipica de pais machista e atrasado. Acho que voce deveria rever os seus conceitos distorcidos.

  9. EV MATEUS disse:

    GAY SÃO PROMÍSCUOS POR OPÇÃO,NÃO TEM JEITO,É MELHOR NÃO SER DOADORES.

  10. EV MATEUS disse:

    GAY SÃO PROMÍSCUOS POR OPÇÃO,NÃO TEM JEITO,É MELHOR NÃO SER DOADORES.

  11. EV MATEUS disse:

    GAY SÃO PROMÍSCUOS POR OPÇÃO,NÃO TEM JEITO,É MELHOR NÃO SER DOADORES.

  12. CLEBER disse:

     Bolsonaro é mesmo diferenciado, mas, infelizmente, parece que tá sozinho… FIRME DEPUTADO.

    • Bruna disse:

      É muita falta de informação, por isso malucos como esse deputado fazem estupidez como essa asneira que acabo de ler…mas, por existir pessoas menos informada que esse grande cidadão é que ele deita e rola, rindo de tudo isso por ter gente que apoie sem nem ter sua própria opinião a respeito do assunto, por ser uma verdadeira “maria vai com as outras”
      Leiam um pouco de como é feito a transfusão de sangue:
      “A coleta de sangue para doação consiste na retirada de cerca de 450ml de sangue, através do uso de material descartável, de uso único e estéril. O tempo de permanência do doador no Banco de Sangue, incluindo coleta e triagem, é de aproximadamente 12 minutos
      No Brasil, o Ministério da Saúde exige a realização de alguns procedimentos específicos antes e depois da doação, a fim de prevenir complicações para o doador e contaminação para o receptor durante o período de janela imunológica de doenças.Antes da doação, o candidato irá passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições adicionais que possam impedir a doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames no sangue coletado:Tipagem sanguínea ABO e Rh
      Pesquisa de anticorpos eritrocitários irregulares (PAI)
      Teste de Coombs Indireto
      Fenotipagem do Sistema Rh Hr (D,C,E.c,e), Fenotipagem de outros sistemas
      Testes sorológicos para: Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV I/IIEsse procedimento se repetirá após cada doação e os resultados serão comunicados ao doador.”Deputado, se você me diz que tem que informar ao paciente que irá receber se é sangue gay ou sangue hetero, por ter mais chance de está infectado, o deputado está me falando que NÃO EXISTE EXAMES CAPAZ DE IDENTIFICAR SE O SANGUE ESTÁ INFECTADO OU NÃO, então corre o mesmo risco de o sangue de um hetero está infectado…polpe-me e aos desavisados é simples procurar um pouco mais de informação.

  13. Quando vão prender esse homem? Ele só pode ser uma bicha enrustida pra querer da tanto ibope aos gays.

  14. Tiago Ramos disse:

    Pelo que me consta, parece que as bolsas de sangue são testadas por amostragem, não uma por uma. Finalmente, argumentos ad hominem contra o deputado só mostram a imbecilidade de formular contra-argumentos válidos e inteligentes como os apresentados pelo deputado, tais quais: 1) Até recentemente, homossexuais eram proibidos de doar sangue; 2) Eles têm 17 vezes mais chances de estarem contaminados.

    • Em todas as respostas aqui, eu não vi nenhuma que não apelasse para o ad hominem. Nenhuma. As pessoas que se atreveram a citar alguma coisa mais técnica (como a pessoa aí acima, que falou que o sangue é testado), ainda assim dizem bobagem (porque, como também falou-se, o sangue é testado por amostragem, e não bolsa por bolsa).

      Não gosto deste cara (Bolsonaro) porque ele representa o que existe de pior entre os reacionários. 

      No entanto, se a gente quer mesmo que gente como ele perca a voz, não é deixando de lado um dado do Ministério da Saúde que conseguiremos. Desta vez, ele está certo. Se o dado do MS é que uma pessoa, seja ela quem for, tem 17x mais chances de causar contágio que outras pessoas, esta preocupação é legítima e tem que ser levada em consideração.

      As pessoas vem aqui detonar a proposta por duas razões: 1) É “cult” defender a causa gay; 2) É  lugar comum detonar o Bolsonaro.

      Acorda, galera! Esqueçam a causa gay por um momento e pensem no seguinte: se vocês tivessem um ente querido precisando de sangue e soubessem que a bolsa que ele está para receber tem 17x mais chances de estar contaminada (seja lá pelo que for ou por quem for), vocês não tomariam providências a respeito?

      • Librasbrazil disse:

        Eu sou gay e ja fui doador de sangue. Todo o sangue e’ testado antes de ser enviado para alguem  recebe-lo. Atualmente moro na Inglaterra, gracas a Deus e aqui os padroes sao os mesmos. Nenhum orgao vai deixar passar bolsas de sangue seja ela hetero ou gay sem que se tenha certeza de que o sangue coletado e’ limpo. Acho que voce deveria tentar doar sangue pra ver como e’ o processo. 

      • EDMUNDO disse:

        em meus documentos não há uma identificação (ainda) de mina orientação sexual…dizendo isso, eu já te digo tudo!!!!

  15. Oseiasgeografo disse:

    Com certeza sangue de Gay tem mais chance de ter HIV e outras  coisas. Parabéns Deputado. 

  16. Marcelo disse:

    Sou hetero. Sou Cristão. Sou contra o homossexualismo. Mas desta vez o Bolsonaro está metendo os pés pelas mãos….

  17. contra Ditadura disse:

    Santa Ignorância ! E o Cumulo esse deputado , em vez de se preocupar com educação crianças analfabetas , pessoas morrendo em hospital , ele se importa se o sangue e gay ou hétero ! Caro senhor bolsonaro, o teste feito antes para ver se pode ser doador, e feito para ver se tem doença não se e gay ou não …. Se acusar HIV tanto faz se e hétero ou gay não vai passar … Você e uma vergonha para essa pais … Depois que atormentar os gays vai atormentar o que os negros? A pessoa tem que sabe se e sangue de negro ou branco ? somos todos iguais e a ciência esta ai para ajudar … Faz um projeto para melhorar a tecnologia dos bancos de coleta  em vez de proposta inúteis e ineficazes, e tenta enganar a margem de pessoas sem estudos esse pais … sendo que eles mesmo se te derem poder vão ser a sua vitima seu sanguinário …

  18. marclo souza disse:

    Ele não tem o que fazer isso sim, eu daria tudo pra que na família dele nascesse um gay pra ele pagar esse preconceito besta dele, so assim ele teria uma boa liçao nada mais que merecido..Ele é um mostro, hétero também pega HIV…

  19. dougne disse:

    E ai eu penso: Só Jesus salva mesmo.

  20. Franco A Araujo disse:

     Ainda criança eu já ouvia falar em DSTs e lembro bem que eram patologias de héteros. Esse Dep. não da para se levar a sério veja lista de legendas q ele foi filiado: PDC, PPR, PPB, PTB, PFL e agora PP. Fala sério!!!

  21. Nuno disse:

    Homossexualidade foi encontrada em mais de 450 espécies de animais. Homofobia apenas em uma. Qual é a antinatural?”

  22. Claro, porque se a pessoa receber sangue “pink” ao invés de sangue “red” pode sair por aí soltando a franga…

    Alguém, por favor, páre o mundo que eu quero descer!!!!

  23. Maria Luisa disse:

    Só não é um perfeito idiota porque ninguém é perfeito

  24. Queria entender como um cara desse que lhe dar com o público, que também tem a responsabilidade de manter um estado em ordem (só na teoria) e ainda assim tem uma postura tão maldita…

    Pior, como ele ainda tem credibilidade de continuar na política?
    Só brasil mesmo

  25. Sergiogleria disse:

    De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça …
    (Rui Barbosa) Acho que este pensamento foi feito para este Deputado.
    Sérgio Gléria

  26. Barão Cadu Salvador disse:

    Este senhor não pode ser acusado de homofobia nao??? Digo, acusado FORMALMENTE??? Pois ele já deu N provas de que é preconceituoso com relação à raças e sexualidade. E não se pode fazer nada por ele ser deputado??? Como faz???

  27. sarah disse:

    Esse ai é sabioo , apoio demais todas os projeto dele e quem ta criticando ai , ja pensou você com uma doença ou acidente , precisar de sangue e contrair HIV? ñ sera legal ne ? entãooo!

  28. Marilenebecker disse:

    Quero somente respostas para as seguintes questões.
    Quem é estuprador? É um hétero;
    Quem abusa dos próprios filhos? É um hétero.
    Quem espanca as mulheres? São os héteros.

    Os homossexuais de hoje são filhos de héteros. Então por que os homo não podem adotar?
    E pra encerrar, Bolsonaro, pesquise a opinião qualificada da OMS sobre a homossexualidade

    PRECONCEITO PARTE SEMPRE DOS IGNORANTES SOBRE O ASSUNTO.

  29. gesse disse:

    meu Deus do Ceu com tem gente burra que acredita em tudo, isso ja e feito a muitos anos e não foi ele que colocou , e tem um objetivo , a aids por exemplo so se aprenta depois de alguns meses

Deixe o seu comentário