Lula chama promessas bíblicas de “bobagem”

Publicado em O Globo

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva interpretou, nesta quinta-feira, uma famosa passagem bíblica. Em Salvador, ele disse que é “bobagem” o que o Novo Testamento apregoa sobre a promessa de que o reino dos céus é para os pobres. Ele discursou de manhã para uma plateia formada em sua maioria por pequenos agricultores. Mais tarde, Lula desembarcou em Pernambuco, onde falou rapidamente sobre a crise dos Transportes.

– Tem denúncia, apura. Investiga e pune quem tiver que punir e acabou – disse.

Ele fez o comentário ao chegar ao Parque Dona Lindu, onde será homenageado pela Orquestra Criança Cidadã, em um dos bairros mais violentes de Recife. Lula evitou a imprensa durante todo o dia, mas falou na praça que recebe o nome de sua mãe. Nesta quinta, ele ainda será homenageado por três universidades, que vão conceder-lhe o título de Doutor Honoris Causa. A previsão é que Lula só retorne a São Paulo na sexta-feira, por volta de 17h.

Na Bahia, Lula discursou e fez a sua interpretação sobre uma passagem bíblica:

– Bobagem, essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu . O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno – discursou, para delírio das cerca de mil pessoas que lotavam o auditório de um hotel de Salvador, onde foi realizado o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar da Bahia 2011/2012.

Pouco antes de falar, recebeu de presente uma garrafa de cachaça e outros produtos de cooperativas. Como se ainda estivesse ocupando a cadeira de presidente da República, Lula fez um balanço de suas realizações na área da agricultura familiar e recomendou que sua sucessora Dilma Rousseff prossiga com “a política de distribuição de renda no campo”.

O ponto alto do seu discurso de 15 minutos – que seria apenas uma rápida saudação – foi quando resolveu criticar indiretamente o versículo 25, capítulo 18, do Evangelho de São Lucas, a parábola que Jesus fez sobre as dificuldades do rico alcançar o céu e a facilidade do pobre chegar lá (“Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus”). Ele insistiu:

– Queremos que todo mundo vá pro céu, agora. Queremos ir pro céu vivo. Não venha pedir para a gente morrer para ir pro céu que a gente quer ficar aqui mesmo – disse.

Segundo a Bíblia, o consolo dos pobres que levam uma vida terrena dura e de privações seria obter os “tesouros espirituais” quando morresse.

Antes de falar aos agricultores, Lula havia repetido sua velha acusação feita à exaustão nas inaugurações e eventos do ano passado: a tese segundo a qual os governantes que o antecederam não ajudavam os pobres:

– Esse país era governado para um terço da população, era uma cultura governar apenas para esse terço, e dois terços já eram considerado como fatalidade de Deus, que tinham que ser pobres, e nós provamos o seguinte: dê oportunidade que o pobre não quer ser pobre, quer ser classe média. E, se brincar, ele quer ser rico – falou, para depois argumentar: – Deveria acabar com essa bobagem de achar que pobre gosta de comer mal, gosta de comprar produto de segunda, que gosta de andar descalço, sem dentes na boca.
Leia mais aqui.

Imagem via Hora do Recreio

 

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Lula chama promessas bíblicas de “bobagem”

19 Comentários

  1. Quem achar que ele está errado atire a primeira pedra. 

  2. Felipe Medeiros disse:

    Miséria, não poder suprir necessidades básicas, é um estado de inferno. Lula está certo. Humildade é louvável, mas humildade com dignidade. Isso num panorama maior, porque muitos ricos estão no inferno agora.

  3. “Tem denúncia, apura. Investiga e pune quem tiver que punir e acabou ” AHAN, Lula, Senta lá! Seu governo foi irresponsavelmente OMISSO!! Agora vem discursar que ‘basta investigar e punir’??!! Patético! 
    Você é o cara que já está no “céu” desfrutando das regalias que você obteve fingindo que não sabia de tudo que aconteceu na sua gestão. 
    Vai beber seu presente… 

  4. André Lelles disse:

    Concordo com ele que realmente é uma grande bobagem esperar uma vida de fartura e abundância apenas após a morte. Dignidade e justiça devem começar a serem feitas enquanto estamos vivos nessa terra, e não esperar acomodados pela Eternidade.

  5. Tem que se ter cuidado em distorcer passagem biblica para fazer média com a platéia. O Lula fez muitos projetos para a população pobre, mas isso não o torna nenhum oráculo ou profeta. Tem que se dar dignidade e oportunidades iguais para a população carente, mas o que Jesus disse sobre salvação, é mais do que os programas de combate a pobreza podem fazer. Ele fala que o rico despreza a Deus porque já tem tudo, e coloca sua confiança em seus bens e deixa de confiar em Deus.

  6. brasileiro disse:

    Essa passagem bíblica tem ser analisada pra ser interpretada, quem disse q rico não entra no céu…temos vários irmãos ricos e caridosos, que não põe o coração nos bens q têm…

  7. Meire Souza disse:

     Fiquei comovida com a sensibilidade do Lula!

    Homem honesto, solidário com a causa dos menos favorecidos, nunca soube de NADA, absolutamente nada sobre o mensalão. Aliás, isso tudo foi boato da imprensa. Nunca houve desvio de dinheiro público. O Lulinha  trabalhou de sol a sol para construir o patrimônio que hoje tem.

    oncordo que o homen seja lobo do homem, papel que o Lula desempenha até hoje com maestria!

  8. Minimalista disse:

     Mais isso, essa declaracao do lula, lamentavel, coisa de quem nao sabe nada sobre Deus, de quem nao tem intimidade com Ele, e  tambem,  é culpa dopois a maioria dos cristaos que nao buscam revelacao do Espirito , pois o Reino de Deus já esta sobre nós, e a biblia diz que nós filhos de Deus comemos o melhor dessa terra….esse negócio de por no futuro, é coisa de seguera espiritual,  o reino de Deus nao é pro futuro, Ele reina eternamente, e tudo pertence aos filhos de Deus, miséria nao é do reino de Deus (apesar q a biblia diz q sempre  teriam alguns pobres, mas que cabia aos cristao ajudalos, pois o sitema de verdade nao foi feito para os pobres, nao beneficia a eles, mas o sistema do mundo nao foi feito por Deus, mas sim pela plitica), mas nós como filhos de deus estamos acima do sistema desse mundo, se cremos vemos a gloria de Deus e é hoje nao no futuro, se buscamos em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça tudo mais nos é acrescentado….isso é um fato!!!!! acordemos pois o q mais existe é distorçao da palavra de Deus..

  9. Verdade disse:

    o Lula falou meia verdade mas a meia verdade dele é mais verdade que a teologia da pobreza implantada pela igreja católica para criar conformismo entre os campesinos e agradou e muito aristocracia da época e infelizmente foi herdada pela igreja evangélica, como também foi herdada a figura do pastor=padre lá em cima e povo lá em baixo!

  10. Sleiman disse:

    Jesus alimentou quase dez mil pessoas de uma vez. Pena que foi apenas uma vez. O presidente Lula multiplicou muito mais e durante mais tempo. Os judeus, que com Jesus conviveram, não o declararam filho de Deus. Talvez porque não fosse mesmo. Estavam lá. Viram tudo. Já o ex-presidente, tendo que governar dentro do inferno chamado Brasil, fez milagres incontestáveis. Talvez esse, sim, deva ser proclamado como o filho do Senhor. Sobre o que ele disse, como contestar uma pessoa que sofreu por nós? Apesar disso, uma coisa é certa: “se nem Lula agradou a todos, quem sou eu para agradar!?”

  11. Sleiman disse:

    Jesus alimentou quase dez mil pessoas de uma vez. Pena que foi apenas uma vez. O presidente Lula multiplicou muito mais e durante mais tempo. Os judeus, que com Jesus conviveram, não o declararam filho de Deus. Talvez porque não fosse mesmo. Estavam lá. Viram tudo. Já o ex-presidente, tendo que governar dentro do inferno chamado Brasil, fez milagres incontestáveis. Talvez esse, sim, deva ser proclamado como o filho do Senhor. Sobre o que ele disse, como contestar uma pessoa que sofreu por nós? Apesar disso, uma coisa é certa: “se nem Lula agradou a todos, quem sou eu para agradar!?”

  12. Sandra disse:

    O que falta ao Sr. Luis Inácio é a certeza de que salvação em Cristo Jesus e promessas derivadas desta salvação são coisas que não se compram com dinheiro, nem com frustração de infância difícil, mas sim com caráter, fé e coração disposto a conhecer a vontade de Deus e ter sua vida como parte integrante desta vontade.

  13. Sandra disse:

    O que falta ao Sr. Luis Inácio é a certeza de que salvação em Cristo Jesus e promessas derivadas desta salvação são coisas que não se compram com dinheiro, nem com frustração de infância difícil, mas sim com caráter, fé e coração disposto a conhecer a vontade de Deus e ter sua vida como parte integrante desta vontade.

  14. Geyse Barros disse:

    Para inicio de conversa ninguém precisa morrer primeiro para chegar no céu, se caso fosse quantas pessoas não queria estar morrendo para chegar ao céu? ate eu queria. E eu posso sim aguardar a volta de Jesus VIVA e ir para o céu!
    Com relação ao comentário de um colega ai debaixo… o Lula sim pode ser chamado como o filho do Senhor! não só ele, como todos nós podemos sim ser chamados, proclamados, como quiser, de filhos de Deus.
    E o Lula pode ter conhecimento para qualquer coisa, pra governar um país e afins, agora conhecimento da palavra de Deus, e o conhecimento sobre quem é Deus, ele não tem absolutamente NADA!

  15. Rose bordignon disse:

    O ex-presidente fala de algo que não conhece, a Palavra de Deus.Quando Jesus disse isso, ele não tava segregando os ricos ao inferno e sim àquelas pessoas que confiam em qualquer outra coisa que não seja Deus. Ser pobre não quer dizer que tem lugar garantido no ceu. Claro que queremos viver uma vida boa nesse mundoA Bíblia diz que se confiarmos no Senhor, poderemos ter coisas boas aqui e a eternidade viver com Ele.
    Quanto ao Lula, ele deveria ter interesse em combater a corrupção, que é o que tira do povo uma vida melhor. Era promessa de campanha e depois ele esqueceu.Como todos os políticos fazem quando estão no poder.

  16. Hildebrando dos Anjos disse:

    Realmente o Lula é a pessoa indicada para citar e interpretar versículo bíblico. Melhor não perder tempo e orar pelos que ouviram e concordaram, para que sejam tocados pelo poder de Deus. 

Deixe o seu comentário