Deus em Questão – Sigmund Freud x C.S. Lewis


.
Mafalda, no Monalisa de Pijamas

Eu achei tão interessante este documentário que quis dividir aqui com vocês!

“Deus em Questão”, série da PBS em 4 partes, explora de forma acessível assuntos que preocupam todos os seres pensantes: O que é a felicidade? Como encontramos sentido e propósito em nossas vidas? Como conciliamos o conflito do amor e sexualidade? Como lidamos com o problema do sofrimento e a inevitabilidade da morte?

Baseada no popular curso de Harvard ministrado pelo Dr. Armand Nicholi, autor de “Deus em Questão”, a série ilustra a vida e ideias de Sigmund Freud, crítico de longa data da crença religiosa, e C.S. Lewis, renomado egresso de Oxford, crítico literário e talvez o mais influente e popular defensor da fé baseada na razão.

“Freud e Lewis representam nossas partes conflitantes”, registra o Dr. Nicholi. “Um lado de nós anseia por uma relação como fonte de toda a alegria, esperança e felicidade, tal como descrito por Lewis, mas há outro que ergue o punho desafiador e diz como Freud: “Não vou me entregar.”

Que lado escolhermos para expressar, irá determinar nosso propósito, identidade e toda a nossa filosofia de vida. Momentos importantes e reviravoltas emocionais nas vidas de Freud e Lewis dão azo a ideias totalmente diferentes, que fomentam uma análise contemporânea inteligente e emocionante da questão basilar da existência humana: Deus realmente existe?” Outros trechos: #2  #3  #4

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Deus em Questão – Sigmund Freud x C.S. Lewis

5 Comentários

  1. Cleber Silva disse:

    quem é dono da verdade? esses pensadores de renome tem milhões de seguidores que pensam no mínimo parecido… mesmo assim é só seu ponto de vista… lembro da JENNIFER ANISTON. falou que a mulher moderna não precisa de homem pra conceber… é o seu ponto de vista, mas sendo celebridade mexeu com muitas mulheres mundo afora, mas pergunto: usará o sêmen do totó? quer queira quer não, usará o HOMEM… é a natureza e não há outra forma por mais que relutem. portanto, 2+2=4. aqui, na China ou em qualquer lugar do mundo; quer creia quer não, isso nunca mudará. assim DEUS É DEUS e é o criador de TUDO e de TODOS e quer creia quer não, isso nunca mudará.

  2. Anônimo disse:

    Putz, louco pra ver esse documentário.

  3. Lissânder Dias disse:

    Muito bom, Pavablog!
    A Editora Ultimato publicou um livro do autor, com o mesmo nome: “Deus em Questão: C.S. Lewis e Freud debatem Deus, amor, sexo e o sentido da vida”. Link: http://www.ultimato.com.br/loja/produtos/deus-em-questao
    Abraços!

  4. Assisti 4 horas de Documentário.. e recomendo pelo Documentário..
    Mas os debates são fraquissimos, tanto dos Ateus, do Agnostico e dos que Acreditam em Deus.

  5. rogerio disse:

    Baixar o Documentário – Deus em Questão – http://fwd4.me/0Bcl

Deixe o seu comentário