Em El Shaddai, o Deus da Bíblia vira personagem de video game

Agência Pavanews, com informações de CNN
Os desenvolvedores esperam os jogadores vão olhar para além do jogo e saber mais sobre a história bíblica depois de jogar "El Shaddai".

Depois de usar deuses mitológicos e a figura do diabo em jogos como “Doom”,  “God of War”, “Devil May Cry” e “Battle for Asgard”, agora surge um novo jogo, onde o Deus da Bília é invocado.

“El Shaddai: Ascensão do Metatron” (Ignition Entertainment) é um game cujo protagonista é baseado em Enoque, homem que, segundo o livro do Gênesis, foi levado ao céu sem precisar morrer. Segundo os livros apócrifos de Enoque, ele se tornou o chefe dos arcanjos e protetor de tesouros do céu.

Em “El Shaddai”, Enoch é um sacerdote que tenta impedir sete anjos caídos de destruírem o mundo. Shane Bettenhausen, diretor da empresa que criou o jogo, disse que há muitos jogos populares que usam a mitologia, mas “El Shaddai” queria contar uma história diferente.

“As mitologias religiosas ocidentais são uma espécie de tabu na cultura popular. É complicado mexer com a Bíblia, a menos que você esteja tentando fazer algo didático”, disse ele. “Sentimos que a maioria dos cristãos do Ocidente não conhece esta história. Decidimos apresentar a história modernizada no jogo, porque ele é um bom modelo ao caçar anjos caídos, trazendo-os de volta para enfrentar a justiça nos Céus.”

Bettenhausen disse ainda que a empresa fez uma releitura da história do Livro de Enoque, tomando muito cuidado para não chatear os fiéis. “Não há nada ali que possa ofender, mas pode fazer cristãos tradicionais ocidentais se perguntarem sobre esse relato de Gênesis. Não queremos fazer nenhum marketing explorando a fé alheia.”, disse ele.

Na história, sete anjos foram enviados à Terra para viver entre os seres humanos. Os anjos inesperadamente apaixonaram-se pelos seres humanos de quem deveriam zelar e os seres humanos, do mesmo modo, começou a adorar os anjos mais que a Deus Todo-Poderoso (ou El Shaddai, em hebraico). Do relacionamento de humanos e anjos, surge uma nova raça, os chamados Nefilins, que ameaçam destruir o mundo.

Deus decidiu restaurar a ordem e envia um ser humano para enfrentar os anjos e livrar o mundo dos nefilins. Surge então Enoque, um homem bom que havia sido chamado para o céu. De volta à Terra, ele sai em busca dos anjos e da Torre de Babel. Cada andar da torre é um reflexo de um dos anjos caídos, onde o surrealismo surge com força total no game que possui versões para PlayStation 3 e Xbox 360.

Lançado no Japão em abril, o jogo se tornou um sucesso instantâneo entre os fãs de desenhos japoneses do tipo anime, que apreciaram seu estilo de arte e movimentos. Logo surgiram grupos de fãs e as convenções de gamers no Japão testemunhou os primeiros cosplayers (fãs que se vestem como seus personagens favoritos) de El Shaddai.

“Ficamos impressionados porque no Japão você raramente vê surgir um grupo de fãs antes de o produto se popularizar,” disse Bettenhausen. “Na ComicCon em San Diego (em julho), já tivemos cosplayers americanos. Foi muito legal ver isso acontecendo”

Para os criadores, a história apela para os jogadores do sexo masculino e feminino, e por isso acreditam que podem alcançar um sucesso ainda maior.

“O que realmente vai surpreendê-lo em El Shaddai, além dos gráficos estranhos, e a história, diferente de tudo que você já viu, é a experiência de jogar num cenário que muda a cada momento”, disse Bettenhausen.

Veja o game trailer abaixo

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Em El Shaddai, o Deus da Bíblia vira personagem de video game

3 Comentários

  1. Martinhoflaviano disse:

    Sobre o chefe dos arcanjos- Este video game pode ser bom – mas erra pela falta de conhecimento da historia do Deus da biblia, pois só existe um arcanjo no Céu – arcanjo quer dizer, “chefe dos anjos”, e só um é o chefe dos anjos, e é o proprio filho de Deus, conhecido entre nós como o”Cristo”. Arcanjo é escrito no singular, pois não existe dois.
    Martinho

    • Robson Mioto disse:

      Ah cara é só uma história, tudo bem que os caras podem ter errado em algo, pois é muito complicado contar histórias bíblicas através de uma mídia como o videogame! Entretanto, é interessante a ideia do jogo ao aproximar as pessoas da mitologia bíblica, temos visto a Bíblia ser descreditada em diversos lugares, e mesmo algumas pessoas que a tratam como um livro totalmente comum, porém é um livro riquíssimo e importantíssimo para a História do mundo!

    • Rafael disse:

      Eu só acho que vc está errado Martinho pq na Bíblia esta escrito Arcanjos , tem o Miguel o Gabriel entre outros

Deixe o seu comentário