Líder de seita promete curar em troca de sexo com fiéis

Publicado originalmente no R7

Um homem de 85 anos é suspeito de abusar de mulheres usando uma seita que ele mesmo criou para adorar a si mesmo. Aldo Bertoni tem os passos acompanhados de perto pelo Ministério Público há dois anos, quando a primeira vítima tomou coragem e procurou os promotores. Depois dela, dezenas de vítimas fizeram o mesmo.

A equipe da Record acompanhou o homem. Os encontros foram acompanhados pela reportagem, que ouviu as vítimas e as autoridades. O prédio fica no bairro do Tatuapé, zona leste de São Paulo. Lá funciona a matriz da seita chamada de apostólica, que reúne outros duzentos templos pelo Brasil e 25 mil seguidores.

Aldo construiu uma pequena fortaleza, vigiada 24 horas. Ele não conduz as cerimônias e aparece apenas para ser venerado. É a adoração de quem crê estar diante de um profeta, um vidente, uma divindade. As músicas cantadas no encontro servem para exaltar o próprio Aldo.

E é justamente essa devoção que ajuda a entender o que aconteceu a algumas mulheres ouvidas pela reportagem. Uma delas, que preferiu não se identificar, disse que foi falar com ele, “pedir a oração, pedir ajuda pra ele, pra pedir pelo meu marido, ai ele falou que “não”.

– Falou assim pra mim: “não, deixa ele morrer que aí pelo menos você fica pra mim”.

Com Claudete, o drama foi outro. Desesperada com a doença grave da filha pequena, procurou Aldo Bertoni em 2008.

– Eu queria falar com ele pra pedir oração, acreditava que ele podia interceder por nós.

Ela diz que entrou em uma sala pequena usada só para as reuniões particulares. Aldo, então, trancou a porta.

– Ele pegou e falou “e essa dorzinha que você sente aqui?” E já veio e colocou a mão no meu seio. Ai eu peguei e falei pra ele, “mas eu não sinto dor nenhuma no meu peito”, e ai ele falou: sente sim e foi ai que ele começou a me abraçar, me beijar pescoço, na boca, desceu a mão e começou a passar em mim. E ele falava assim “olha nos meus olhos, olha para os meus olhos. E ai fui ficando muito nervosa e não conseguia sair dele.

Ela disse ainda que Bertoni ameaçou até matar o marido dela.

– Ele fez a proposta para eu largar do meu marido, que ele ia me dar tudo. [Que eu] abandonasse tudo, que ele ia cuidar de mim.

Assustada, ela fugiu para nunca mais voltar.

– Eu dediquei 35 anos da minha vida a ele; precisava de ajuda espiritual, oração. Poxa vamos te ajudar… Ele quis abusar de mim, sabe…

Justiça

A promotora do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público) Sandra Rodrigues de Oliveira afirmou que muitas mulheres passaram “anos, anos se consumindo porque tinham tido uma relação sexual. Acreditavam que ele era um santo, mas algo ali, no inconsciente, ficava trabalhando, e muitos anos depois algumas conseguiram revelar para algum familiar”.

Uma outra vítima, que não quis se identificar porque o marido ainda não sabe dos detalhes do que aconteceu entre ela e Bertoni, afirmou que ele revelou sua intenção de ter uma relação com ela.

– Que eu estava com um problema no útero, que eu estava com câncer, que eu tinha uma doença e que ele precisava fazer isso, que eu ia ser curada.

Ela disse que acreditou estar mesmo doente e por isso os encontros continuaram. Em um deles, ele quis fazer sexo oral. Ela repete o que ele teria dito: “Se você tem problema, eu vou ter que fazer isso com você. Que eu vou soltar algo que vai te curar”.

O abuso foi tanto que ela desconfiou, fez um exame e não encontrou nada. Ela abandonou a seita, mas até hoje é perseguida pelas lembranças perturbadoras.

Assista ao vídeo: 

Aproximação

As regras criadas por Bertoni dizem que as roupas precisam ser conservadoras. Ele reforça é que proibido usar maquiagem, como batom, ruge, pinturas nos olhos e esmalte colorido nas unhas, e dá o comprimento exato das saias: dois dedos abaixo do meio da barriga das pernas.

Claudete chora ao lembrar que seguia as regras e se dedicava à seita desde criança. Ela casou lá e viajava de Porto Alegre, onde vive, até São Paulo para pedir conselhos, até que em um dos encontros…

– Ele me beijou, beijou bastante, ai mandou eu sentar e começou a abaixar, a passar a mão nas minhas pernas. Aí depois me abraçou de novo e tirou a minha calcinha e mandou eu sentar no banco. E ele ficou de frente. Bem de frente pra mim.

Ela conta que “ai ele abaixou a roupa dele”.

– Aí, quando ele abaixou toda a roupa dele, eu vi que não tava certo, eu vi que aquilo não era normal, ai eu levantei.

Bertoni alegava que, ao tirar a calcinha dela e ficar nu para as carícias, ele purificava os pecados da jovem.

– Daí logo eu sai, dai vim pra casa e daí ali terminou o meu mundo.

Chorando, ela diz que “estava perdendo a fé em Deus… Eu não confiava mais em Deus”.

– Um trauma muito forte, muito grande. A gente não consegue esquecer.

Claudete reconstruiu sua vida, mas há quem não acredite nas denúncias. Ela diz que quem acusa o líder é considerado louco, “é bandido, não tem perdão. Perde amigos e a família”.

Uma outra vítima que não quis se identificar repetiu o que ouviu do próprio pai: – Entre você e ele, eu fico com ele.

Nas cerimônias, os pregadores falam de Aldo Bertoni como um apóstolo, o primaz, o salvador. Atrás do salão principal, há uma sala repleta de fotos dele por todos os lados. Em uma cerimônia, uma produtora do Domingo Espetacular chamou a atenção de Bertoni, que conversou com ela duas vezes. Na primeira, ela diz que não consegue engravidar e ouve uma profecia:

– Em três meses engravida!

Dias depois, na fila dos fiéis, ela pede um encontro reservado e é prontamente atendida. Por segurança, ela não apareceu.

Enriquecimento ilícito

Bertoni também é acusado pelos promotores de enriquecimento ilícito. Ele anda cercado de seguranças e tem oito armas registradas em seu nome. Sílvio também acreditava na santidade de Aldo até começar a trabalhar para ele, que visitava as casas de mulheres que seriam suas amantes.

– A partir do momento que eu passei a ser segurança dele, eu falei “você é sujo”. […] Ele inclusive fazia filmagem para mostrar para os amigos, poxa vida, isso é baixaria.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Líder de seita promete curar em troca de sexo com fiéis

32 Comentários

  1. Peguem-se três ou quatro homens fortes e o castrem definitivamente. Castração física e espiritual. Aí ele fica quieto!

    • Luisa1correa disse:

      ASSIM COMO DIZ UM LOUCO, DIZ VC.O TEMPO VAI TE MOSTRAR QUEM É QUEM. OUTRA COISA DEUS NÃO DORME ENTÃO AGUARDE PORQUE SUA JUSTIÇA SERÁ FEITA.  SOU DESTA IGREJA A MAIS DE 35 ANOS. SOMENTE TIVE CONSELHOS E EXEMPLOS BONS O QUE ME DEU FORÇAS PARA SEMPRE UMA VITÓRIOSA. JAMAIS ACREDITO NUMA MENTIRA TÃO DESLAVADA.. COMO O SER HUMANO ESTA SEM MENTALIDADE PRA ACREDITAR NISSO E AINDA DIZER BESTEIRAS QUE VAI LHE CUSTAR UM PREÇO NO FUTURO. PORQUE DEUS VAI FAZER JUSTIÇA E DISSO EU TENHO PLENA CERTEZA  TUDO ISSO NÃO VAI FICAR  SEM PUNIÇÃO POR PARTE DE DEUS……

  2. Taí a prova de que o que já é ruim sempre pode piorar…

  3. “Pai…Perdoa-lhes, porque…NAO SABEM O QUE FAZEM”….. a Justiça dos Homens não é Justiça…a Justiçao De Deus Não Falha!!…e o Mundo Inteiro conhecerá a Verdade da Palavra Apostólica e do Primáz Aldo Bertoni, e se arrependeram amargamente!…

  4. Gabriel disse:

    JESUS ESTÁ VOLTANDO.!

  5. Nerir disse:

    OLÁ
    SOU ADEPTO DESTA IGREJA A TRINTA E CINCO ANOS,
    GOSTARIA QUE TODOS PROCURACEM CONHECER BEM ESTA IGREJA, E NÃO CONDENALA APENAS POR TER OUVIDO UMA MONTAGEM ESCANDALOSA DE PESSOAS QUE NÃO TEM O MINIMO DE RESPONÇABILIDADE COM OQUE FALA, POIS ESTA IGREJA E SEU PROFETA É DIVINO E CELESTIAL, NADA FAZ SEM A APROVAÇÃO DIVINA, É A UNICA IGREJA QUE TEVE A HONRA DE RECEBER O CONSOLADOR DA PROMEÇA DE JESUS CRISTO
    ALDO BERTONI É O ULTIMO PROFETA ENVIADO POR DEUS, NÃO AVERA OUTRO.
     
    Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. João 10:16
     
    E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; João 14:16
    João 16
    1.         Tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis.
    2.         Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus.
    3.         E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim.
    4.         Mas tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco.
    5.         E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
    6.         Antes, porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
    7.         Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
    8.         E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
    9.         Do pecado, porque não crêem em mim;
    10.       Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
    11.       E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
    12.       Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
    13.       Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
    14.       Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.
    15.       Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
    16.       Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; porquanto vou para o Pai.
    17.       Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outros: Que é isto que nos diz? Um pouco, e não me vereis; e outra vez um pouco, e ver-me-eis; e: Porquanto vou para o Pai?
    18.       Diziam, pois: Que quer dizer isto: Um pouco? Não sabemos o que diz.
    19.       Conheceu, pois, Jesus que o queriam interrogar, e disse-lhes: Indagais entre vós acerca disto que disse: Um pouco, e não me vereis, e outra vez um pouco, e ver-me-eis?
    20.       Na verdade, na verdade vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, e o mundo se alegrará, e vós estareis tristes, mas a vossa tristeza se converterá em alegria.
    21.       A mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada a sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido um homem no mundo.
    22.       Assim também vós agora, na verdade, tendes tristeza; mas outra vez vos verei, e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará.
    23.       E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.
    24.       Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.
    25.       Disse-vos isto por parábolas; chega, porém, a hora em que não vos falarei mais por parábolas, mas abertamente vos falarei acerca do Pai.
    26.       Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que eu rogarei por vós ao Pai;
    27.       Pois o mesmo Pai vos ama, visto como vós me amastes, e crestes que saí de Deus.
    28.       Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.
    29.       Disseram-lhe os seus discípulos: Eis que agora falas abertamente, e não dizes parábola alguma.
    30.       Agora conhecemos que sabes tudo, e não precisas de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus.
    31.       Respondeu-lhes Jesus: Credes agora?
    32.       Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos cada um para sua parte, e me deixareis só; mas não estou só, porque o Pai está comigo.
    33.       Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
     
    CLIQUE NO LINK ABEIXO:
    http://WWW.APOSTOLICAONLINE.ORG
     
    http://WWW.HORAMILAGROSA.COM.BE
     
    http://WWW.APOSTOLICA.COM.BR  

    • Adson disse:

      Meu mano, vc lê a Bíblia e faz parte dessa Igreja? Vc ta lendo ela de cabeça pra baixo? Pelo amor de Deus. É por Jesus, através de Jesus e ninguém mais mano. “Eu(Jesus) sou o Caminho, a verdade e a vida, ninguém vai ao Pai se não for por mim(Jesus)”João 14.6. Isso é básico mano. Pelo amor de Deus, se liberte desse homem, por amor a sua alma. Só o fato de vc’s o louvá-lo ja deviam esta fora a muito tempo. Mano, Salvação só em Jesus, vida só em Jesus. Ele ama vc’s e ainda há tempo.

    • Waldir Martins Machado disse:

      Sério mesmo Nerir, voces lá são os únicos? Meu Deus que maravilha. Quase ninguém sabe disto. Puxa isto merece ser espalhado. E voce é adepto desta igreja? Bem eu sou de Jesus Cristo. Muito prazer. 
      Waldir Martins

    • Monteiro disse:

      Citar a bíblia não te dá argumento pra provar que o estuprador aí em cima é enviado de Deus.

    • Taty Martins disse:

      Quanta cegueira!! Que vc um dia possa ver a Verdade….

    • Carlin disse:

      Meu Deus o que dizer diante deste horror? Afinal, Nerir, o que este texto belíssimo do Evangelho tem a ver com sua seita ou com seu “líder” tarado? Onde ele seria mencionado neste ensino? Até onde posso discernir, Jesus fala de si mesmo do envio do Espírito Santo e da preparação dos discípulos para horas difíceis que haveriam de vir.

      Nunca – antes desse escândalo vir à tona – eu sequer tinha ouvido falar de vocês e saiba: vocês não são os únicos neste embróglio, existem muitos movidos pelo mesmo espírito que vocês, apenas são mais discretos e mais hábeis na “arte” do engano e, só por isso, ainda não foram pegos. Então parem com este complexo de exclusividade porque vocês não estão sozinhos no universo religioso das taras, perversões e corrupções praticadas em nome da “fé”.

      Termino meu comentário com um sentimento ambíguo: lamento por você ter perdido 35 anos de sua vida nesta rodinha de hamster; ou: bem feito pelos 35 anos perdidos por você – neste período de 35 anos prá cá – ter aberto mão de pensar e ter entregue sua consciência nas mãos de um velho louco?

      Perplexidade, perplexidade! Por que será que ainda consigo ficar chocado ante o que já está previsto?

      Meu Deus o que dizer diante de mais este horror?

      Carlos Alberto-Pr 

    • Wagner_wj disse:

      Trinta e cinco anos perdidos de sua vida. Devia ter aproveitado para fazer outras coisas como:
      aprender a escrever.

      “Promeça, averá”? 

    • Luisa Correa disse:

      É ISTO MESMO SENHOR NERIR!!! NOS QUE SOMOS APOSTÓLICOS VERDADEIROS SOMOS MUITO FELISES NETA IGREJA VIVEMOS UMA VIDA SEGUNDO OS ENSINOS DE JESUS.E AS FORÇAS DO INFERNO USARAM ESTES FALSOS PARA NOS ATRAPALHAR.MAS QUEM TRAMOU TUDO ISSO É PORQUE QUER PEGAR O LUGAR DO NOSSO SANTO PRIMAZ……NOSSA IGREJA SO ENSINA COISAS PURAS QUE HONRA O NOME DE JESUS. QUANTAS BENÇÃOS RECEBEMOS SEM NEM MESMO ESTAR PERTO DO IRMÃO ALDO.TUDO O QUE ESTAS INFELIZES DIZEM É SOMENTE MENTIRA…

    • Larissaaraujo61 disse:

      Apostólicos!Vosso falso profeta é o unico???Ou ele quer TOMAR O LUGAR de Deus???Responde se quiseres

  6. Marli Silva disse:

    Vai entender esse povo. Todos querem a benção, mais ninguém quer o abençoador e ser prendem em homens.

  7. Você tá brincando né Ráimora? Isso que você falou não é verdade, né? Pode dizer onde tá a câmera e anunciar que isso que você disse é uma pegadinha do Malandro. Acreditar num pilantrão como esse senhor é assinar o atestado de insanidade. Sabe aquela música do profeta Zé Ramalho que diz: vida de gado, povo marcado, povo feliz? Então, depois dê uma meditada nela, isso se o patrono de sua igreja permitir ouvir músicas mundanas. 

  8. O mais absurdo (se é que poderia haver algo mais absurdo) é a liderança defendendo esse velho safado.

  9. Rosangelalobo41 disse:

    Meu Deus, taí o fim dos tempos ,falsos profetas e falsos pastores como disse o único SENHOR do universo JESUS, só não ve quem não quer….

  10. Taty Martins disse:

    Essas pessoas não conhecem a palavra de Deus, como pode a bíblia falar que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida e essas pessoas viverem sendo enganadas, acreditando q esse homem é santo!!?!?!? E o pior é ele afirmar q vai aos céus falar com Deus…no minimo ele tem alucinações!! Só Jesus salva, só o Espirito Santo intercede por nós, e o resto q aparece é pra confundir os fracos, são falsos profetas!! 

  11. S Jamais disse:

    Gente, é difícil de acreditar mesmo, mas pensem, a lavagem cerebral é
    muito forte naquela seita. O tal Aldo é tido como um santo que vai falar
    com Deus, que sabe de tudo, que conhece os pensamentos de cada um. Todo
    o aparato é montado para levar as pessoas a crer nisso. Então, quando
    uma mulher é assediada, ao tentar contar para alguém, é desacreditada,
    nem as mães acreditam nas filhas, que sentem-se abandonadas. As pessoas
    que o auxiliam são compradas por ele, então, encobrem tudo e propagam
    que o mesmo é puro, santo. Os fanáticos acreditam que ele é santo, e
    estão desesperados para defendê-lo, pois sentem-se atacados. Querem
    saber mais detalhes das falcatruas e armações do falso profeta? Acessem:
    http://www.acordapovoapostolico.com/Index2.htm

  12. Felipe Sena disse:

    Isso aí é um sujo, hipócrita, um verdadeiro filho da mãe. E seus seguidores também, completemente otários! Como pode deixar um cara praticar sexo, e depois dizer que é vítima. Fala sério, que inocência é essa? Esse safado não merece nada, além de cadeia e uma boa surra dos bandidões lá dentro. Sem mais

  13. Romildo R. Ramlow disse:

    E ainda tem gente que defende tais seitas com mais heresias. De fato, quando falta conhecimento as portas da ignorância se abrem e libera toda a porcaria que existe na vida de uma ou mais pessoa(s).

  14. Carlin disse:

    O irônico desta história é o fato de a denúncia ter sido feita pela Record. O (p)Edir Macedo está para a iurd assim como o Aldo está para a… como é que se chama mesmo a seita?

     Afinal, quem é o “apóstolo” primaz do Brasil? O Miguel Ângelo; o Terra Nova; o Hernandez; o Valdemiro ou o Aldo????? O deus desse pessoal tem que se decidir logo porque se não esta bagunça continuará cada dia maior, visto que a tendência a curto prazo é que esta lista de “únicos ungidos” de deus aumente exponencialmente deixando a confusão ainda mais confusa ( a redundância é proposital. Toda redundância é pouca diante da loucura religiosa).

     E continua meu sentimento ambíguo: Esse pessoal seguidor destes “únicos ungidos bispos-apóstolos-paipóstolos-primazes mereçem estes abusos ou são vítimas ingênuas? Óh dúvidas!

    Carlos Alberto-Pr

  15. Julianarosario1 disse:

    DEUS cuidara dele no dia final porque a  palavra do senhor nos disse de DEUS nao se zomba aquilo que o homem plantar isso tambem colhera galatas c 6  v 7….

  16. Marcelo disse:

    E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Lucas 17:1

  17. Marcelo disse:

    E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Lucas 17:1

  18. Luisa correa disse:

    Eles querem pegar o lugar dele,por isso inventaram as mentiras.Mas nossa diciplina vem do céus e somos muito felizes na igreja apostólica.Um povo abençoado que tem uma vida que nunca explora o seu proximo. Tudo isso nos aprendemos de um servo digno como o primaz. Quem tiver duvidas vá ver de perto como nossa igreja é diferente.É um pedaço do céus nesta terra. Isto para criaturas de bom censo e claro….

  19. Franco disse:

    Ele recebia o caboclo chupador…kkkk

  20. […] Um homem de 85 anos é suspeito de abusar de mulheres usando uma seita que ele mesmo criou para adorar a si mesmo. Aldo Bertoni tem os passos acompanhados de perto pelo Ministério Público há dois anos, quando a primeira vítima tomou coragem e procurou os promotores. Depois dela, dezenas de vítimas fizeram o mesmo. Ler mais… […]

Deixe o seu comentário