Dez coisas irritantes que o Facebook herdou do Orkut

Leonam Bernardo, no Blog da Vejinha

A sentença oficial saiu no início deste mês, pelo Ibope: o Orkut foi, finalmente, ultrapassado pelo Facebook em números de usuários no Brasil. Os dados indicam que, em agosto, a rede social de Mark Zuckerberg chegou a 30,9 milhões de visitas únicas, enquanto o Orkut ficou com 29 milhões.

Os números comprovam um movimento percebido há algum tempo: a galera do Orkut migrou, mesmo, para o Face, com direito a joguinhos, correntes e fotos na frente de espelhos. A máxima, enfim, tornou-se verdade: você pode ter saído do Orkut, mas o Orkut não saiu de você.

A seguir, uma lista com dez coisas que colaboram com a orkutização do FB:

1. “O que devo fazer hoje?”
Que tal começar sem postar essas coisas no seu mural?

2. Brincadeirinhas (ou “a coisa mais boba do mundo”)
“Olhe para os amigos que estão nas fotos ao lado e monte o elenco de sua novela mexicana.” Coisas do tipo têm pipocado em nossos murais nos últimos meses. Qualquer semelhança com os joguinhos das fatídicas comunidades do Orkut não é, obviamente, mera coincidência.

3. Postagens de signos
OK, você acredita na influência dos astros e estrelas em sua vida. Mas publicar DIARIAMENTE o que seu horóscopo promete parece um pouco exagerado, convenhamos. Faz assim: quando a Susan Miller soltar algo bombástico sobre o seu signo, você conta para os amigos. E isso é só uma vez por mês.

4. Desenhos feitos com caracteres
Se pelo menos o sujeito tivesse passado horas elaborando aquele ursinho feito com números e letras, vá lá, até justificaria postar o bicho na timeline da galera. Mas não. Ele simplesmente copiou de alguém que, muito provavelmente, também importou a “arte” do Orkut.

5. Correntes
“Cole isso no mural de 192.312.512 amigos para que o seu sonho se realize em tantas horas.” Gente, sério: não façam mais esse tipo de coisa. Modos.

6. Fotos no espelho
Reparou na quantidade de gente que tem aparecido com esse “estilo” de imagens no Facebook? Cliques no espelho do shopping, na balada, no banheiro de casa… Conclusão: a menos que você seja a Scarlett Johansson, evite tirar e, principalmente, postar fotos assim.

7. Publicações de joguinhos
Sim, os jogos já existiam no Facebook. Mas a turma do Orkut abraçou tanto a causa que não hesita nem um pouco em mandar convites e solicitações aos amigos. Além, é claro, de publicar tudo o que acontece em sua fazendinha, cidadezinha ou qualquer-coisinha do tipo.

8. Gente de outros carnavais (ou micaretas)
É um movimento que ganhou força nos últimos meses: pessoas que, sabe-se lá por que, você um dia adicionou no Orkut e que agora também te encontrou no Facebook. Neste caso, temos, basicamente, duas opções: ignorar o convite de amizade — você provavelmente não vai mais encontrar essa gente, mesmo — ou aceitar e imediatamente ocultar as publicações deles em seu mural.

9. Convites, convites e mais convites
Para festas, chás de bebê, eventos fechados e ao ar livre, casamentos de príncipes e funerais, e marchas, protestos, passeatas, carreatas e manifestações. Eles não foram necessariamente importados do Orkut, mas que estão orkutizados, estão.

10. Sua vida não é TÃO interessante assim…
…para que você publique em tempo real tudo o que faz. Contar o que comeu, que passeou com o cachorro ou assistiu a “Malhação” são informações altamente dispensáveis, mesmo que você seja o Neymar. E mais: ao contrário do mundo real (lembra dele?), dizer “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” TODOS OS DIAS nas redes sociais não é sinal de educação. É ser chato.

Foto: Thinkstock

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Dez coisas irritantes que o Facebook herdou do Orkut

14 Comentários

  1. Luis Miranda disse:

    Muito irritante mesmo esse tipo de comportamento. Ta faltando atitude na sabedoria!!!

  2. Pelo menos num item já orkutizei, ms hj estou liberto, hehehehe… Aqueles desenhos feitos com gerador de art ASCII, rsrs.

  3. Artur Lima disse:

    Vou colocar no meu mural !!!!!!!!!

  4. Renata Dias disse:

    Graças a Deus que não tenho mais nem FB e nem o ´fatídico’ ORKUT! Thanks God!

  5. Sem contar os deprimidos de plantão, ô gente chata!!

  6. Ramiro Mota disse:

    De todos, o mais aborrecedor, sem dúvida, é o último deles.

  7. Gerliane disse:

    Dez coisas irritantes que o Facebook herdou do Orkut

  8. Leandro disse:

    Todos os usuários do FB que acharam este artigo legal publicaram o seu mural… Ou seja, contribuíram exatamente para aquilo que estão criticando…

  9. Tania disse:

    ja coloquei no meu mural pra ver se o pessoal aprende!  

  10. Betagatinha21 disse:

    Ah! Para, nunca fiz nada disso no orkut, e se não quer saber o que faço da vida, é simples, me ignora, saia do meu circulo de amigos! Adoooroo saber o que meus amigos fazem. Se quer tirar foto cagando, não é problema meu e a unica coisa que realmente me incomoda são as mensagens prontas e as correntes, adoro compartilhar pensamentos alheios (como este que vc escreveu Leon) de resto, cada um com seu cada um! Não gosta do que eu escrevo, me tire do seu mural 😉 e pra melhorar… #ficaadica

  11. Gesse Gonçalves disse:

    Resumindo
    O problema nao e o ORKUT , mas os usuarios kkkk

  12. Presunto disse:

    queria saber o que esse facebook tem de melhor qie orkut. criei uma conta e cancelei no mesmo dia, negocinho chato do caramba.

  13. Lucas disse:

    Não aguento mais ver esse pessoal reclamando da vida no Facebook, é todo santo dia!!! Amores não correspondidos ou não ter encontrado a pessoa certa na vida é o que bate os recordes!!! Os “bom dia”, “boa tarde” e “boa noite” ficam em segundo lugar; isso é muito irritante!!! Sem contar se “eu vou a pizzaria com fulano de tal, vou na balada, estou indo para a academia, eu vou dormir e assim vai. Caramba, o que quero saber o que a pessoa vai fazer naquele exato momento, isso dá vontade de arrancar a cabeça de quem escreve e pedir para escrever alguma coisa que realmente seja interessante, ou melhor, NÃO ESCREVA NADA!!! Fora aqueles que não param de pôr Scraps de felicidade e amor!!! Gente pensa comigo, se vc está feliz ou amando tem que publicar 365 dias no ano??!! SEU(UA) IRRITANTE, EU JÁ SEI QUE VC ESTÁ FELIZ E QUE AGRADECE A DEUS POR MAIS UM DIA. SÓ ME FAZ UM FAVOR: DÁ UM POUCO DE DESCANSO A DEUS QUE NEM ELE TE AGUENTA MAIS FICAR EXPONDO O NOME DELE TODO SANTO DIA PELOS TEUS AGRADECIMENTOS!!! Sou a favor de limites de publicações diárias no Facebook como comentários, principalmente scraps(os mais irritantes) e esse convites insuportáveis de jogos e “Meu Calendário” e genéricos. Gente insuportável tem que ter limites no Facebook, já que não sabem usar de uma forma bacana.

Deixe o seu comentário