Campanha nacional para “sair do armário” deste ano foca em religiosos

Vídeo de uma igreja anglicana promovendo o Dia Nacional de Sair do Armário

Agência Pavanews, com informações de God Discussion

O Religious Institute é  uma organização multirreligiosa dedicada defender a saúde sexual, a educação e a justiça. Este ano, está convidando todos os líderes religiosos dos Estados Unidos a pregar nos seus púlpitos sobre o apoio a lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) em reconhecimento ao National Coming Out Day [Dia Nacional de Sair do Armário], dia 11 de outubro.

O crescente número de suicídios de homossexuais e das agressões contra gays em diferentes partes do mundo gerou campanhas como “It Gets Better”, que teve o apoio de lideranças religiosas em diferentes partes do mundo.

“Todos convivemos com adolescentes e jovens gays, lésbicas, bissexuais ou transgêneros em nossas congregações. Muitos deles sofrem em silêncio e estão correndo risco de morte”, observou a pastora Debra W. Haffner, diretora executiva do Instituto Religioso. “Um levantamento aponta que 14% dos adolescentes das comunidades religiosas não são heterossexuais. Ou seja, nove em cada dez deles ainda não tratam abertamente de sua sexualidade com os sacerdotes ou outros líderes em suas comunidades de fé.”

Estudos mostram que seis em cada dez líderes religiosos das principais denominações apoiam plenamente a inclusão e aceitação das pessoas LGBT, no entanto, outras pesquisas revelam que a maioria das igrejas não tem programas para lidar com jovens LGBT.

“Há mais de 30 anos já sabíamos que pelo menos um terço dos suicídios de adolescentes são de pessoas gays”, apontou Haffner. “Nossos jovens estão morrendo porque não estamos tratando deles. Pergunte-se honestamente, os jovens LGBT de sua comunidade de fé sentem-se apoiados? O que você fez para certificar-se que esses jovens sabem que são amados e apoiados, e entendam que também são filhos de Deus? ”

O Instituto Religioso disponibiliza recursos em apoio ao National Coming Out Day. Entre eles estão leituras responsivas, uma litania de oração e muito mais, disponível em www.religiousinstitute.org /lgbtqworship .

No Brasil, o Dia de Sair do Armário é celebrado desde 2009.

Comentários

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Campanha nacional para “sair do armário” deste ano foca em religiosos

Deixe o seu comentário